Notícias
8 ½ FESTA DO CINEMA ITALIANO VOLTA A LUANDA
Depois de Portugal, Moçambique e Brasil, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano realiza-se, pela segunda vez em Angola, em Luanda, de 5 a 9 de novembro n'O Camões - Centro Cultural Português, com entrada gratuita, limitada aos lugares disponíveis.
Depois de Portugal, Moçambique e Brasil, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano realiza-se, pela segunda vez em Angola, em Luanda, de 5 a 9 de novembro n'O Camões - Centro Cultural Português, com entrada gratuita, limitada aos lugares disponíveis.
Em Luanda, realiza-se em parceria com a Embaixada de Itália em Luanda e o Instituto Camões, e para esta extenção com os patrocínios BAS - Best African Solutions, Eni Angola, ES-KO Angola, Ethiopian Airlines, Grupo Autostar, Inalca Angola, Ideas International, Moveco e Saipem ENI.
8 ½ Festa do Cinema Italiano é um festival de cinema organizado pela Associação Il Sorpasso. E conta com o patrocínio principal da TopAtlântico e o apoios TV Cine & Séries, Generali Seguros, Liomatic - Lavazza.
A sessão de abertura é no dia 5 de Novembro (quarta-feira), às 20h00, com o filme "A Grande Beleza", de Paolo Sorrentino, filme vencedor, este ano, do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Globo de Ouro e BAFTA. A história começa na grande festa de 65 anos do escritor Jep Gambardella, interpretado por Toni Servillo, que conheceu o sucesso instantâneo na sua primeira obra, mas depois passou a trabalhar como crítico de arte. Através das andanças boémias da personagem, Sorrentino retrata o modo de vida da elite italiana, sem deixar de temperar a amargura com a constatação de que há, sim, poesia, no simples ato de viver.
Na quinta-feira, 6 de Novembro, às 15h00, há uma sessão dedicada aos mais pequenos, onde é exibido o filme de animação "A Gaivota e o Gato", de Enzo d'Alò, que nos conta a história de Zorbas, um gato grande, preto e gordo que se depara com a queda de uma gaivota moribunda, na sua varanda, enquanto apanhava sol. Antes de morrer, põe um ovo, e faz dois pedidos a Zorbas: tomar conta da gaivota bebé e ensiná-la a voar.
Às 17h00 a programação continua com a divertida comédia “I primi della lista”, uma história inspirada num facto verídico que aconteceu nos anos 70 que se tornou e é ainda hoje uma das anedotas mais contadas pelos habitantes da cidade de Pisa. Um filme que sabe brincar de maneira inteligente com os excessos de algumas ideologias políticas.
No mesmo dia, às 19h00, "Smetto quando voglio", é uma comédia sobre Pietro Zinni, um investigador universitário genial que é despedido da faculdade onde trabalha e se junta a outros nerds "riscados" do sistema universitário, mas capazes de pôr a render os próprios conhecimentos, aproveitando falhas do sistema legislativo italiano: o mundo das smart drugs.
"Viva a Liberdade", de Roberto Ardò é exibido na sexta-feira, 7 de Novembro, às 17h00. Protagonizado por Toni Servillo, ator principal de "A Grande Beleza", o filme é uma paródia sobre o mundo da política italiana e um dos grandes sucessos da Festa do Cinema Italiano.
A sessão que marca o encerramento do 8 ½ Festa do Cinema Italiano de Luanda, está marcada para dia 7, às 19h00, com "A Melhor Oferta", de Guiseppe Tornatore, autor do aclamado "Cinema Paraíso", um filme sobre o amor e as suas representações, com interpretação de Geoffrey Rush, Donald Sutherland, Sylvia Hoeks e Jim Sturgess.
A programação e as sinopses podem ser consultadas em www.festadocinemaitaliano.com