"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

COMISSÃO EUROPEIA APRESENTA "NOVA NARRATIVA PARA A EUROPA"

Ações no terreno entre novembro e maio de 2015. Iniciativa visa a participação dos cidadãos, garantindo que a União Europeia continue a ser um espaço de desenvolvimento para todos.





Ações no terreno entre novembro e maio de 2015

Iniciativa visa a participação dos cidadãos, garantindo que a União Europeia continue a ser um espaço de desenvolvimento para todos

“Uma Nova Narrativa para a Europa”. É este o nome do projeto que visa, como diz o presidente da Comissão Europeia, “continuar a contar a história da Europa às novas gerações, que se revelam pouco comprometidas com a atual narrativa”. Da autoria de Durão Barroso, e respondendo ao desafio lançado pelo Parlamento Europeu, a iniciativa deu já origem a um Comité Cultural europeu, composto por 16 artistas, intelectuais, cientistas e representantes do mundo académico – onde se incluiu a portuguesa Luísa Taveira, diretora da Companhia Nacional de Bailado.

Em conjunto, este Comité redigiu a declaração “O Corpo e a Mente da Europa”, pilar da iniciativa e que permite um ponto de partida para a reflexão transeuropeia. Cada país da Europa fará a partir de agora o desenvolvimento do projeto e o seu desdobramento num conjunto de ações que tornem possível a reflexão. Em Portugal, cabe à Representação da Comissão Europeia em Portugal (promotor da iniciativa), em parceria com o Centro de Informação Europeia Jacques Delors (parceiro estratégico), apresentar o conjunto de ações a implementar em território nacional e que serão promovidas até maio de 2015.

Da lista de ações fazem parte concursos destinados a escolas secundárias e universidades, programas informativos e debates sobre o futuro e o presente da Europa. “Café Europa” é outra das atividades propostas. Na iniciativa, os participantes reúnem-se em mesas de café para, em conjunto, desenvolverem respostas e ideias para os vários desafios europeus. Já em dezembro deste ano, o Porto é palco de uma importante conferência sobre o tema, onde pensadores nacionais e internacionais irão discutir caminhos e preocupações.


Dos marcos do passado para os desafios do presente

A análise à narrativa europeia parte das grandes transformações que marcaram o continente ao longo dos últimos 100 anos: do pós guerra, à cortina de ferro, terminando na grave crise financeira de 2008. A partir daí alicerça-se nas artes e nos movimentos cívicos, políticos e sociais, mas também no fim do colonialismo e na unidade resultante da diversidade. A tudo isto junta um olhar aos problemas atuais. Ao desemprego. À migração. Às alterações climáticas. À segurança de dados. Aos direitos dos cidadãos.

A visão de futuro é ambiciosa, mas legítima. Visa uma Europa inspiradora e impulsionadora, uma agenda global de desenvolvimento sustentável, nova legislação económica e financeira, maior eficácia, sensibilidade e capacidade de resposta e um sentimento claro de pertença dos cidadãos. Uma narrativa mais adaptada à Europa do presente e às necessidades de hoje e de amanhã.

O projeto integra, no final, a apresentação e lançamento do livro “Uma Nova Narrativa para a Europa”. A edição integrará toda a informação relevante dos últimos meses, da qual farão parte as conclusões finais, propostas dos cidadãos participantes, análises e resumos das atividades. Um documento que pretende criar uma memória futura do projeto.


Representação da Comissão Europeia em Portugal
A Representação da Comissão Europeia em Portugal tem como objetivos principais difundir informação sobre a Comissão Europeia e outras Instituições e Órgãos da União, bem como dar a conhecer aos organismos centrais da Comissão os principais acontecimentos e movimentos da opinião pública em Portugal sobre a União Europeia.

Centro de Informação Europeia Jacques Delors
O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) é um serviço público criado para transmitir aos cidadãos informação sobre a União Europeia, em língua portuguesa. Integrando a Direção-Geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros, é, também, o Organismo Intermediário no contexto da Parceria de Gestão assinada entre o Governo Português e a Comissão Europeia, assegurando a gestão e a monitorização de atividades de informação sobre a UE desenvolvidas por terceiros.
 


 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,309,235