"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"EU, DO NADA", DE ISABEL TALLYSHA-SOARES

Docente no ensino superior, Isabel Tallysha-Soares encontrou numa crónica de Miguel Esteves Cardoso o ponto de partida para um romance cuja escrita foi incentivada pelo jornalista Pedro Rolo Duarte. O resultado é este Eu, do Nada, uma belíssima obra de estreia, já disponível em coolbooks.pt e na livraria virtual wook.pt.

 

Miguel Esteves Cardoso e Pedro Rolo Duarte motivaram a escrita do romance

Docente no ensino superior, Isabel Tallysha-Soares encontrou numa crónica de Miguel Esteves Cardoso o ponto de partida para um romance cuja escrita foi incentivada pelo jornalista Pedro Rolo Duarte. O resultado é este Eu, do Nada, uma belíssima obra de estreia, já disponível em coolbooks.pt e na livraria virtual wook.pt.

Saga familiar com laivos de realismo mágico, Eu, do Nada remete o leitor para um universo que encontra paralelo nas primeiras obras de Isabel Allende, nomeadamente em Retrato a Sépia e A Casa dos Espíritos. Partilha com elas a abordagem das raízes familiares e ainda uma plasticidade discursiva que não deixará os leitores indiferentes.

Esta é a vigésima obra publicada pela Coolbooks, a chancela do Grupo Porto Editora que tem como objetivo dar a conhecer novos autores de língua portuguesa, editando em exclusivo em suporte digital. O catálogo da Coolbooks é generalista e tem sido construído a partir de um trabalho cuidado de seleção e edição. 


Sinopse
Esta é a história de um local que resistiu às eras sendo Nada, uma quinta onde, na peculiaridade do nome, sempre se negociou vida e transcendência com a naturalidade do dessassombro. É a história de Luísa, feita varão do Nada, nascida Matilde em 1911. É a história de um país interseccionando-se no quotidiano rural de uma Casa grande de vinho e pão, sobrevivendo às Invasões Francesas, a ciclones, ditaduras, fantasmas e outros bichos, sobrevivendo à dor e à perda da sucessão de tempo atrás de tempo. Sobreviverá o Nada a Luísa? Ou tornar-se-á Luísa uma réplica de Máxima, a Senhora que vive na distância altaneira do segundo andar da Casa do Nada?  Baseado em factos reais.    
   

Biografia

  Isabel Tallysha-Soares não nasceu nesta língua. Aprendeu-a às pressas em velhos volumes da Nau Catrineta tomados de tempo e guardados num armário livreiro com vidraças forradas a carmesim. Decorou Pessoa e leu Eça na obrigação da aprendizagem de uma língua estranha e circunvolutória. Fez-lhe as pazes no Ramalho de John Bull percebendo, por fim, que esta é uma língua de sol e Meridião, que tanto escreve o tudo como o Nada.
Diários de Nada é o blogue da autora.

   
Excertos 

Aquela era a dor quente do amor longo de épocas e anos. A dor natural de um filho que perde o pai, a dor da orfandade que segue as gerações umas após as outras.

Aceitei os fantasmas e não receei a sua realidade. Pensei que me acompanhavam desde sempre e que não era preciso eu vê-los ou ouvi-los para que existissem. Havia naturalidades na vida que não careciam da compreensão racional. 

Aquele olhar de horizontes invisíveis e longínquos não fitava coisas de aqui. Os seus olhos de azul água viam o mundo em que ela habitava, um mundo de outras dimensões, de materialidades não geográficas ou finitas. 

Fechei os olhos e levei-me para um espaço primordial que era o Nada onde a liberdade era eu, um espaço de sol, passados, presentes e futuros. Fechei os olhos para ser tudo. 

Morri e desejei morrer de uma morte mais morta do que a que eu vivia. E é por isso que nunca consegui precisar o momento exacto em que realmente morri.     

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,898,502