"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MUSEU DA ÁGUA REABRE AO PÚBLICO

No dia 1 de outubro - dia Nacional da Água, pelas 18h30, o Museu da Água reabre ao público após um ano de trabalhos de requalificação.

 

1 de outubro :: Dia Nacional da Água

Após trabalhos de requalificação do edifício da estação elevatória a vapor dos Barbadinhos, o Museu da Água inaugura uma exposição permanente no dia da reabertura.

No dia 1 de outubro - dia Nacional da Água, pelas 18h30, o Museu da Água reabre ao público após um ano de trabalhos de requalificação. A Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos foi alvo de uma intervenção que teve como objetivo garantir um plano completo de acessibilidades, modernização e atualização do espaço musealizado. Também a construção de uma exposição permanente fez parte do plano de requalificação. Com esta nova exposição é agora possível entender a relação existente entre os cinco espaços que constituem o Museu da Água e conhecer o tema da água no seu todo: história, ciência, tecnologia e sensibilização ambiental.

A exposição permanente do Museu da Água, o único galardoado com o Prémio do Conselho da Europa, divide-se em quatro temas centrais que abordam a Água nas suas múltiplas formas e ligações:
(1) A Água no planeta Terra;
(2) História do abastecimento de Água;
(3) Água: ciência e tecnologia;
(4) Água: Educação e sensibilização ambiental.

Recorde-se que a primeira tentativa de musealização do espólio da Companhia das Águas de Lisboa deu-se em 1919, através de uma deliberação da Assembleia-Geral. No final dos anos 30, do século XX, iniciou-se o primeiro processo de inventário com o objetivo de organizar todo um espólio recolhido ao longo de duas décadas. Em 1987 foi instalada uma exposição permanente onde se destacava a história da evolução do abastecimento de água à cidade de Lisboa, desde a presença romana até hoje. A primeira exposição permanente manteve-se até Dezembro de 2013, altura em que se iniciaram novas obras de requalificação do edifício da estação elevatória a vapor dos Barbadinhos. 

O Museu da Água, tutelado pela Empresa Portuguesa das Águas Livres – EPAL, S.A., é composto por quatro espaços dispersos pela cidade de Lisboa, todos eles constituídos por edifícios relacionados com o abastecimento da água à cidade de Lisboa, datados dos séculos XVIII e XIX: o Aqueduto das Águas Livres, o Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, o Reservatório da Patriarcal e a Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,312,888