Notícias
JOANA VASCONCELOS APOIA PROJETO DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL
Joana Vasconcelos é a convidada especial da inauguração da Exposição Nacional do Bunho, evento promovido pelo IADE – Creative University e a Câmara Municipal de Santarém.
Artista plástica associa-se à iniciativa
“Ideias do antigamente promovem o Ambiente”,
que incentiva o uso do bunho na criação artística
Joana Vasconcelos é a convidada especial da inauguração da Exposição Nacional do Bunho, evento promovido pelo IADE – Creative University e a Câmara Municipal de Santarém. A inauguração decorreu dia 16 de setembro, no Convento de S. Francisco, em Santarém, e está integrada no projeto de desenvolvimento sustentável “Ideias do antigamente promovem o ambiente”, dinamizado por estas duas instituições.
Estarão expostas mais de 80 peças de artesãos de vários pontos do país, que foram criadas a partir da matéria-prima bunho, uma fibra vegetal que só cresce em rios ambientalmente saudáveis. Além da exposição, o IADE e a Câmara Municipal de Santarém, em parceria com o ISCTE – IUL, a ACAF Portugal – Comunidades de Valor Partilhado e o Centro de Emprego e Formação Profissional de Santarém, estão a desenvolver um plano de formação centrado exclusivamente nesta arte centenária e assente nos princípios da inovação e apoiada em metodologias de design thinking.
A sustentabilidade e empreendedorismo social estão na base do projeto “Ideias do antigamente promovem o ambiente”, que tem ainda como objetivo consciencializar para os valores culturais e artísticos subjacentes a esta arte. A cooperação visa ainda a formação profissional, de modo a conferir a capacitação de interessados no artesanato do bunho em empreendedorismo e outras valências, no sentido de dar continuidade à tradição. A mostra está patente até dia 26 de setembro. A entrada é gratuita.
O IADE foi fundado, em Lisboa, em 1969, tendo sido pioneiro do ensino do design em Portugal. É, atualmente, a instituição que mais alunos forma nesta área, com uma taxa de empregabilidade de 97 por cento. Em 2012, o Conselho de Ministros reconheceu o seu interesse público e concedeu ao IADE o estatuto de Instituto Universitário, título que permitiu a criação de um moderno programa de Doutoramento em Design, com especial enfoque na criatividade e internacionalização. O IADE confere graus acade´micos para todos os ciclos de estudo do ensino superior, bem como CET's – Cursos de Especialização Tecnológica e Pós-Graduações, em a´reas de formac¸a~o relacionadas com Design, Artes e Comunicac¸a~o, Marketing, Publicidade e Fotografia. O instituto académico faz parte da rede Talent que concentra a maioria da sua oferta formativa na área das indústrias criativas.