Notícias
ESCRITOR SAMUEL PIMENTA HOMENAGEADO NO BRASIL
Samuel Pimenta, escritor de 24 anos, esteve em Salvador da Bahia, Brasil, este fim de semana, para receber a Comenda Luís Vaz de Camões, atribuída pela Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas, com sede no Rio de Janeiro.
Escritor Samuel Pimenta homenageado no
Brasil - 800 anos da Língua Portuguesa
Samuel Pimenta, escritor de 24 anos, esteve em Salvador da Bahia, Brasil, este fim de semana, para receber a Comenda Luís Vaz de Camões, atribuída pela Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas, com sede no Rio de Janeiro. A cerimónia de entrega do prémio, para o qual Samuel Pimenta foi nomeado no início do ano, ocorreu no Real Gabinete Português de Leitura de Salvador, Sábado, dia 9 de agosto, pelas 19h, e integrou as Comemorações Oficiais dos 800 Anos da Língua Portuguesa, numa parceria entre Portugal e Brasil. Além do escritor português, foram homenageadas personalidades como o Embaixador de Angola no Brasil, Nelson Cosme, ou o próprio Presidente do Real Gabinete Português de Leitura de Salvador, Manuel Bernardino, perante uma audiência repleta de personalidades da cidade de Salvador, ligadas à cultura, à educação e à literatura.
Samuel Pimenta tem-se destacado em Portugal pelo seu ativismo cultural e pela valorização da lusofonia, através da organização de tertúlias literárias um pouco por todo o país desde 2012, sempre com a preocupação de aproximar os falantes de Português e de abordar áreas da Literatura em menor foco. Por esse motivo, a Literarte decidiu atribuir-lhe a Comenda, uma forma de premiar o seu trabalho de militância cultural, mas também pela sua produção literária.
Samuel Pimenta já conquistou outros prémios literários, dos quais se destaca o Jovens Criadores 2012, promovido pelo Governo de Portugal e pelo Clube Português de Artes e Ideias, que em outros anos premiou escritores como Ondjaki, Valter Hugo Mãe, José Luís Peixoto ou João Tordo. Em 2012, Samuel Pimenta foi um dos premiados com o longo poema “O relógio”, que já se encontra em livro pela editora Livros de Ontem e será apresentado também no Brasil.
O escritor irá para o Rio de Janeiro e, depois, S. Paulo, onde irá apresentar os seus livros junto de escolas, universidades e saraus, como fez em Salvador. Como já é presença assídua em feiras do livro internacionais, também estará presente na Bienal do Livro de S. Paulo, dia 23, pelas 19h, no stand da Literarte, onde estará a falar um pouco das suas obras e do seu trabalho.