"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ESCRITOR SAMUEL PIMENTA HOMENAGEADO NO BRASIL

Samuel Pimenta, escritor de 24 anos, esteve em Salvador da Bahia, Brasil, este fim de semana, para receber a Comenda Luís Vaz de Camões, atribuída pela Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas, com sede no Rio de Janeiro.


Escritor Samuel Pimenta homenageado no

Brasil - 800 anos da Língua Portuguesa


Samuel Pimenta, escritor de 24 anos, esteve em Salvador da Bahia, Brasil, este fim de semana, para receber a Comenda Luís Vaz de Camões, atribuída pela Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas, com sede no Rio de Janeiro. A cerimónia de entrega do prémio, para o qual Samuel Pimenta foi nomeado no início do ano, ocorreu no Real Gabinete Português de Leitura de Salvador, Sábado, dia 9 de agosto, pelas 19h, e integrou as Comemorações Oficiais dos 800 Anos da Língua Portuguesa, numa parceria entre Portugal e Brasil. Além do escritor português, foram homenageadas personalidades como o Embaixador de Angola no Brasil, Nelson Cosme, ou o próprio Presidente do Real Gabinete Português de Leitura de Salvador, Manuel Bernardino, perante uma audiência repleta de personalidades da cidade de Salvador, ligadas à cultura, à educação e à literatura.

Samuel Pimenta tem-se destacado em Portugal pelo seu ativismo cultural e pela valorização da lusofonia, através da organização de tertúlias literárias um pouco por todo o país desde 2012, sempre com a preocupação de aproximar os falantes de Português e de abordar áreas da Literatura em menor foco. Por esse motivo, a Literarte decidiu atribuir-lhe a Comenda, uma forma de premiar o seu trabalho de militância cultural, mas também pela sua produção literária.

Samuel Pimenta já conquistou outros prémios literários, dos quais se destaca o Jovens Criadores 2012, promovido pelo Governo de Portugal e pelo Clube Português de Artes e Ideias, que em outros anos premiou escritores como Ondjaki, Valter Hugo Mãe, José Luís Peixoto ou João Tordo. Em 2012, Samuel Pimenta foi um dos premiados com o longo poema “O relógio”, que já se encontra em livro pela editora Livros de Ontem e será apresentado também no Brasil.

O escritor irá para o Rio de Janeiro e, depois, S. Paulo, onde irá apresentar os seus livros junto de escolas, universidades e saraus, como fez em Salvador. Como já é presença assídua em feiras do livro internacionais, também estará presente na Bienal do Livro de S. Paulo, dia 23, pelas 19h, no stand da Literarte, onde estará a falar um pouco das suas obras e do seu trabalho.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,325,655