"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

DJERBAHOOD – ARTE URBANA PORTUGUESA (DE NOVO) PELO MUNDO

Na passada sexta-feira, dia 1 de agosto, inaugurou na Tunísia, DJERBAHOOD, aquele que ambiciona ser um verdadeiro e único museu a céu aberto, com contribuições de 150 artistas do mundo inteiro, entre os quais se destaca a participação dos portugueses: PANTÓNIO, ADD FUEL, MÁRIO BELÉM e ARRAIANO.


Na passada sexta-feira, dia 1 de agosto, inaugurou na Tunísia, DJERBAHOOD, aquele que ambiciona ser um verdadeiro e único museu a céu aberto, com contribuições de 150 artistas do mundo inteiro, entre os quais se destaca a participação dos portugueses: PANTÓNIO, ADD FUEL, MÁRIO BELÉM e ARRAIANO.

Trata-se do mais recente projeto da Galerie Itinerrance (Paris), que após o sucesso de TOUR PARIS 13 (http://itinerrance.fr/hors-les-murs/la-tour-paris13/), pretende levar durante este verão, até à autêntica e tradicional vila de ERRIADH*, bem no centro da ilha de DJERBA, centenas de artistas de 30 distintas nacionalidades, transformando-a num espaço de expressão multicultural, ‘uma nova aventura, um novo movimento para um País em formação’, como explica o mentor do projeto Mehdi Ben Cheikh.

A convite da Galerie Itinerrance, tal como já acontecera à data do projeto Tour Paris 13, LARA SEIXO RODRIGUES (WOOL – Festival de Arte Urbana da Covilhã e MISTAKER MAKER) levou consigo, entre 7 e 15 de julho, alguns dos artistas urbanos que mais se destacam no nosso País*, para ‘deixarem a sua marca distintiva num projeto artístico único. Mas acima de tudo, usufruírem de uma experiência também única e memorável, tanto pelo convívio entre artistas, como pela vivência de uma cultura e partilha diária com a comunidade local e tradicional, de um momento tão singular da sua história’.

DJERBAHOOD - o processo

Durante os meses de julho e agosto, uma seleção de artistas oriunda dos 4 cantos do mundo, irá revezar-se a cada 7 dias, para deixar a sua marca na vila de Erriadh. Aos artistas, provenientes de países como Brasil, Japão, China, Marrocos, Arábia Saudita, Austrália, Reino Unido ou Espanha, entre muitos outros, foi pedida a execução de um (ou mais) trabalho artístico original, tendo em conta a autenticidade e especificidade do ambiente local, procurando sempre uma valorização estética do mesmo.


DJERBAHOOD - os artistas

Entre os primeiros artistas envolvidos no projeto, sendo este o momento de atuação dos portugueses PANTÓNIO, ADD FUEL, MÁRIO BELÉM e ARRAIANO, contámos com grandes figuras do panorama mundial da Arte Urbana, como: ROA, C215, Faith 47, Know Hope, Herbert BAGLIONE, EL SEED, Bomk, Schoof, CURIOT, Saner, Evoca1, TinhO, BTOY, ORTICANOODLES, M-City, Jaz ou CALMA. Muitos outros se seguirão!

 
DJERBAHOOD - a vila de Erriadh

Erriadh, que significa bairro em árabe (trocadilho do qual surge o nome do projeto), é uma das vilas mais antigas da Tunísia, que manteve a sua autenticidade de ruas estreitas e preservou a sua arquitetura típica dos ‘Houch’ (casas que são constituídas por um pátio em torno do qual se encontram distribuídos os quartos e restantes locais de partilha social), sempre pintados de cor branca e decorados com portas e janelas de cor azul.

Erriadh é também a primeira aldeia judaica, que abriga a mais antiga sinagoga do Norte de África e a segunda do Mundo. Sendo que outras das suas particularidades é o facto das comunidades muçulmana e judaica estarem por toda a parte e conviverem, desde sempre, em ambiente de paz, mantendo-se fiel às suas tradições, mas acolhendo sempre com bondade os estrangeiros, aqui designados somente por ‘não-djerbianos’.

 
DJERBAHOOD – uma iniciativa para a Tunísia

Djerbahood apresenta-se como um projeto incomum, que tem como objetivo principal ser totalmente acessível ao público e evoluir ao longo do tempo, com novos artistas e novas obras.

É uma iniciativa artística, ancorada a um País em reconstrução, proporcionando (ou assim desejando) uma nova abertura para a Tunísia e uma nova dinâmica capaz de permitir a atração de visitantes à ilha de Djerba, com a finalidade de descobrir uma nova joia do património tunisino tão atípico.

 

PANTÓNIO


ADD FUEL


MÁRIO BELÉM


ARRAIANO

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,325,565