"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

DIA MUNDIAL CONTRA O TRÁFICO DE PESSOAS É CELEBRADO HOJE PELA PRIMEIRA VEZ

Hoje, dia 30 de julho, celebra-se pela primeira vez o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas. Em Portugal o Tráfico de Seres Humanos é, apesar de existente, ainda desconhecido por muitas pessoas. Mas este é um crime contra a liberdade pessoal e um atentado grotesco contra os Direitos Humanos que afeta mais de 2,5 milhões de pessoas em todo o mundo e que é urgente travar.


Hoje, dia 30 de julho, celebra-se pela primeira vez o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas. Em Portugal o Tráfico de Seres Humanos é, apesar de existente, ainda desconhecido por muitas pessoas. Mas este é um crime contra a liberdade pessoal e um atentado grotesco contra os Direitos Humanos que afeta mais de 2,5 milhões de pessoas em todo o mundo e que é urgente travar.

Em qualquer uma das suas formas (exploração sexual, exploração laboral, tráfico de órgãos, mendicidade, adoções ilegais e trabalho doméstico ilegal) o tráfico de Seres Humanos constitui um atentado aos Direitos Humanos, assumindo primordial importância combatê-lo de forma determinada.

“Não podemos esquecer-nos que cada um de nós é uma peça fundamental no combate ao tráfico de Seres Humanos. É pois urgente atuar, já que cada dia a mais é um dia a menos para ajudar a salvar pessoas vulneráveis, inocentes e indefesas que há muito deixaram de conhecer o significado de Dignidade Humana.” declara Cristina Peixinho, coordenadora de Cidadania Global da Oikos.

Atenta a este flagelo, a Oikos – Cooperação e Desenvolvimento iniciou o seu trabalho de prevenção em Portugal em 2004, com o principal objetivo de (in)formar, consciencializar e sensibilizar a opinião pública para as novas formas de trabalho escravo. Após este primeiro projeto - “Mãos (Es)forçadas” -, inovador para o momento em Portugal, ficou a certeza da necessidade de continuar a combater a opacidade que caracteriza ainda o fenómeno no nosso país, simultaneamente, país de origem, trânsito e destino deste crime hediondo. Atualmente a Oikos trabalha nesta temática na Região Norte de Portugal, pois este é um terreno fértil para proliferar, já que subsiste ainda uma estrutura de mão de obra desqualificada e um mercado de oferta de emprego que, ainda que temporário e precário, tende a atrair populações muito vulneráveis a nível económico e social.



Com um conjunto de atividades diversificadas que passam pela produção de materiais informativos, dinamização de sessões e workshops (in)formativos, realização de oficinas artísticas e exposições sobre a temática ou o desenvolvimento de ciclos de cinema, este trabalho tem abrangido diretamente cerca de 20.000 pessoas, inseridas em entidades de caráter educativo, social e empresarial, nos concelhos de Barcelos, Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Póvoa de Lanhoso.

A Oikos tem dirigido a sua intervenção fundamentalmente a vítimas/potenciais vítimas de tráfico (com o objetivo de transmitir informação sobre o fenómeno, estratégias de prevenção e mecanismos de denúncia) e a populações que, pelo seu enquadramento profissional, são consideradas estratégicas para o combate a esta problemática (com o objetivo de as capacitar para reconhecer, identificar, denunciar e encaminhar potenciais vítimas).

Aos poucos e com o apoio de todos, instituições e sociedade civil, o mundo vai ficando mais alerta. É disso claro indicador o assinalar do primeiro Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas.




Sobre a
Oikos www.oikos.pt
A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) com mais de 25 anos de trabalho, tendo sido constituída em 1988, em Portugal. Em 1992, o Estado Português reconheceu-lhe o estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública e, em 2000, foi-lhe atribuído o Estatuto Consultivo junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC). Tem como missão erradicar a pobreza extrema e garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna. Trabalhando nas áreas de Ação Humanitária, Vida Sustentável e Cidadania Global, o trabalho da Oikos estende-se atualmente por Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras, Moçambique, Nicarágua, Peru e Portugal.

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,325,641