Notícias
PRAIA À VISTA NO TOREL
A capital portuguesa soma e segue: sol, água, areia, e muita animação vão refrescar os dias de agosto a todos os que queiram ir a banhos - bem no centro de Lisboa.
A capital portuguesa soma e segue: sol, água, areia, e muita animação vão refrescar os dias de agosto a todos os que queiram ir a banhos - bem no centro de Lisboa
O Jardim do Torel, em Lisboa, vai transformar-se num espaço de lazer e proporcionar muitos mergulhos, diversão e atividades, aos que não podem deslocar-se à praia ou, simplesmente, àqueles que queiram aderir (e usufruir) de um novo conceito urbano «à beira-mar».
Durante todo o mês de agosto, na Praia do Torel estendem-se toalhas e alargam-se as alternativas para moradores, transeuntes e turistas, complementando-as (durante os fins de semana) com uma extensa oferta de atividades físicas, atuações de DJ's e cinema ao ar livre – sempre com entrada gratuita.
Com a Baixa no horizonte, esta iniciativa resultará numa nova praia urbana bem no coração de Lisboa, que substituirá temporariamente o lago artificial setecentista (onde crianças e graúdos já tinham por hábito banhar-se nos dias mais quentes de verão) por uma piscina, ladeada de areia fluvial e animada por pessoas e pela vida ativa de uma cidade que, cada vez mais, não para de surpreender.
Para que não falhe mesmo nada, a segurança na praia será certificada pela vigia de nadadores-salvadores e, para os mais saudosistas (ou gulosos), não vão faltar as afamadas Bolas de Berlim.
A iniciativa é da responsabilidade da Junta de Freguesia de Santo António e dirigida pelo seu presidente - Vasco Morgado - que promete acompanhar e assegurar todos os procedimentos de modo a garantir o sucesso da praia urbana.
Para isso serão implementados diversos melhoramentos, enumerados pelo próprio dirigente: “a água do lago vai ser tratada devidamente, será construída uma rampa de acesso, será acrescentado um deck com areia em torno do lago, haverá duches, um bar de apoio aos banhistas e, claro, nadadores-salvadores do Instituto de Socorros a Náufragos”.
A lotação máxima dentro do lago/piscina será de cerca de 50 pessoas (controlada pelos nadadores-salvadores) mas, em toda a zona do Torel (areia, terraço e jardim) continuará a existir área suficiente para quase 5 mil pessoas.
A edificação da arrojada praia custará cerca de 4 mil euros, sendo que parte desse valor foi angariado graças ao envolvimento de marcas patrocinadoras, e o restante será retirado do orçamento previsto para a Cultura e Dinamização da Junta de Freguesia de Santo António.
A cosmopolita Praia do Torel vai funcionar todos os dias entre as 10:00 as 20:00, alargando um pouco mais os seus horários durante os fins de semana e feriados, com música, aulas de shiatsu e body balance, e sessões de cinema a partir das 21:00.
Tanto o acesso à praia como as diferentes atividades são de acesso livre e dirigidas a todas as faixas etárias mas, ainda assim, quem preferir «apenas» passear naquela zona para visitar o jardim e contemplar a sua magnífica vista, também poderá fazê-lo, com toda a exclusividade e sem mudanças: “a parte de cima do Torel vai manter-se preservada com a sua sombra e o miradouro, aí não vamos retirar nada nem acrescentar nada” - promete a Junta de Freguesia de Santo António.
O Torel foi recentemente remodelado e pode ser acedido tanto a partir do elevador do Lavra, como a partir dos Mártires da Pátria ou ainda através da rua do Telhal (para quem vem da Rua das Pretas).