Notícias
ALDEIAS DO XISTO COM NOVO "ATELIER ARTEFACTO"
As Aldeias do Xisto vão estar em festa durante dois dias. Tudo por causa da inauguração do “Atelier Artefacto” e reabertura da Loja Aldeias do Xisto. Música, teatro, workshops e muita animação na Benfeita. Descemos até à aldeia no próximo fim-de-semana?
Inauguração decorre a 26 e 27 de julho na aldeia da Benfeita, em Arganil
As Aldeias do Xisto vão estar em festa durante dois dias. Tudo por causa da inauguração do “Atelier Artefacto” e reabertura da Loja Aldeias do Xisto. Música, teatro, workshops e muita animação na Benfeita.
Descemos até à aldeia no próximo fim-de-semana?
Nos próximos dias 26 e 27 de julho, as Aldeias do Xisto convidam para um programa único com música, teatro, dança, demonstrações, workshops para criação de objetos em feltro e boa gastronomia!
O motivo da comemoração? A inauguração do “Atelier Artefacto” e a reabertura da Loja Aldeias do Xisto na aldeia da Benfeita, em Arganil. Na opinião de Rui Simão, coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto «este será mais um motivo de festa na região e uma forma de dar as boas-vindas a dois espaços que mostram o que de melhor temos nas nossas aldeias. No “Atelier Artefacto” poderemos apreciar toda a arte do feltro e ficar a conhecer alguns dos seus segredos, ao passo que com a reabertura de mais uma Loja Aldeias do Xisto poderemos oferecer aos nossos visitantes iguarias tradicionais da região beirã, artesanato, entre muitas outras coisas. Será o melhor de dois mundos qua agora se concentra na Benfeita para que assim mais pessoas possam conhecer a riqueza das Aldeias do Xisto.»
Iniciando-se com uma degustação na aldeia da Benfeita, a inauguração do “Atelier Artefacto” está agendada para o próximo sábado, pelas 15h00, na qual estão inseridas workshops e demonstrações várias como bolas de feltro, pequenos objetos em feltro seco e criação de logótipo “Atelier Artefacto”. Segue-se uma visita às alpacas, sendo que o dia termina com um churrasco e música ao vivo garantida pelas bandas da Benfeita.
O dia 27 de julho inicia-se às 10h00 com um workshop sobre tapete em feltro e uma hora depois é a vez de um espetáculo de música ao vivo. Ao início da tarde um workshop dedicado à Produção de instrumentos musicais, com materiais recicláveis, que terminará com o concerto “Tocar a Raiz” (com e para crianças), com os instrumentos anteriores criados.
Ainda no seguimento desta iniciativa, decorrerá, durante todo o dia 3 de agosto, um workshop de construção de tapetes: feltro; tecelagem; tricô; croché; pintura de tecidos; e colagem de tecidos usados. O dia terminará com a atuação do Ciclo de Teatro de Arganil das Aldeias do Xisto.
PROGRAMA
Sábado, 26 de Julho
11h00 - 12h00 - Degustação na aldeia
15h00 - Inauguração Atelier Artefacto
16h00 - Degustação com brinde
- Workshops e demonstrações: bolas de feltro, objetos pequenos em feltro seco, criação de um logótipo para o Atelier Artefacto
- Visitas às alpacas, experiências com um tear antigo e rodas de fiar
19h00 - Churrasco
20h00 - Música ao vivo com as bandas da Benfeita
Domingo, 27 de Julho
10h00 - Workshop tapete em feltro
11h00 - Música ao vivo
- Decoração do tapete em feltro
- Dança em cima do tapete para feltrar a peca
- Workshops
15h00 - Produção dos instrumentos musicais com materiais de reciclagem
- "Tocar a Raiz" (percussão), concerto com e para crianças com os instrumentos criados
18h00 - Montagem a apresentação do logo Artefacto
Domingo, 03 de Agosto
Todo o dia- Workshop de construção de um tapete: feltro, tecelagem, tricô, croché, pintura de tecidos, colagens com tecidos usados
17h00 - Ciclo de Teatro de Arganil das Aldeias do Xisto
A Rede das Aldeias do Xisto é um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com 20 municípios da Região Centro e com cerca de 100 operadores privados. A ADXTUR congrega, assim, as vontades públicas e privadas de uma região, que se reveem na gestão partilhada de uma marca, na promoção conjunta de um território, na criação de riqueza através da oferta de serviços turísticos e, finalmente, na preservação da cultura e do património do mundo rural beirão.