Notícias
ALUNOS DA CATÓLICA SÃO NOVAMENTE RECONHECIDOS EM FESTIVAL DE CINEMA
“Manifesto dos Danados”, de João Niza Ribeiro – filme que nasceu no âmbito do curso de Som e Imagem – é a mais recente obra criada na Escola das Artes da Católica Porto a ser reconhecida num festival de cinema. Desta vez, foi o Festival de Curtas de Vila do Conde, cuja 22ª edição acaba de terminar, a atribuir um prémio a um aluno da Católica Porto.
Manifesto dos Danados venceu a categoria “Take One!” do Festival de Curtas de Vila do Conde. Exibições além-fronteiras são o próximo passo.
“Manifesto dos Danados”, de João Niza Ribeiro – filme que nasceu no âmbito do curso de Som e Imagem – é a mais recente obra criada na Escola das Artes da Católica Porto a ser reconhecida num festival de cinema. Desta vez, foi o Festival de Curtas de Vila do Conde, cuja 22ª edição acaba de terminar, a atribuir um prémio a um aluno da Católica Porto. João Niza Ribeiro, aluno do mestrado em Som e Imagem da Católica Porto e autor de “Manifesto dos Danados”, venceu o prémio de melhor filme na categoria Take One!, dedicada a filmes de escolas. Depois desta vitória, e com o suporte deste prémio, a obra parte agora para festivais de cinema internacionais.
Também “Fuligem”, de David Doutel e Vasco Sá, antigos alunos da Escola das Artes da Católica Porto, foi premiado no festival. A obra conquistou o galardão do Prémio do Público “SPA – Sociedade Portuguesa de Autores” e, ainda, o prémio “DigiMaster”, atribuído ao melhor realizador português na competição nacional do certame.
Católica Porto reconhecida pela formação na 7ª Arte
“Piton”, de André Guiomar, “José Combustão dos Porcos”, de José Magro, e “Ptolmus” de José Maria Rra. Estas são apenas algumas das obras – de formatos variados (curta-metragem, documentário, filme de animação) – nascidas de projetos académicos no âmbito da licenciatura em Som e Imagem e que foram aceites e premiados em festivais internacionais. A par destas criações, também a Escola das Artes da Católica Porto é reconhecida em festivais. A este nível, refira-se que a escola foi, este ano, distinguida com o galardão de “Melhor Escola de Cinema”, pelo Fantasporto.