Notícias
IGUANA PROJECT
Trata-se de um projeto inserido no programa Life Long Learning (LLP) da Comissão Europeia, que visa apoiar as escolas a superar a resistência à mudança. O IGUANA trabalha com escolas que querem inovar, mas que, como muitas escolas, encontram-se "presas" (“Stuck”).
Trata-se de um projeto inserido no programa Life Long Learning (LLP) da Comissão Europeia, que visa apoiar as escolas a superar a resistência à mudança. O IGUANA trabalha com escolas que querem inovar, mas que, como muitas escolas, encontram-se "presas" (“Stuck”). O principal objetivo do projeto é ajudar as escolas sair deste ciclo de estagnação, estabelecendo um ambiente aberto e criativo, em que alunos, funcionários e gestores escolares se sentem seguros e protegidos para partilhar as suas ideias, aprenderem uns com os outros e crescerem. Para isso, o projeto está a desenvolver uma plataforma de aprendizagem colaborativa para ajudar os professores, gestores, diretores e estudantes a desenvolver a sua capacidade e competências para inovar. Este ambiente de aprendizagem colaborativa tem três objetivos principais: desenvolver as competências de inteligência emocional de dirigentes e funcionários escolares; desenvolver a capacidade de inovação organizacional das escolas; aplicar estas competências de inteligência emocional recém-adquiridas bem como a capacidade de melhorar o ensino e os resultados escolares nas escolas participantes.
Desde 2012, a parceria do projeto é constituída por: Universidade Católica Portuguesa /CEPCEP (líder), Arcola Research LLP (Reino Unido), MENON Network (Bélgica), Ellinogermaniki Agogi Scholi Panagea-Savva (Grécia), Matematikos ir Informatikos Institutas (Lituânia), Trinity College Dublin (Irlanda) Contour Education Services Limited (Reino Unido) and European School Heads Association (Países Baixos).
A equipa da UCP-CEPCEP é constituída por: Roberto Carneiro, Rodrigo Queiroz e Melo e André Xavier de Carvalho.
IGUANA PUBLISHES FREE ASSESSMENT TOOLS AND COURSES
The Iguana consortium has published the tools and the courses at http://www.iguana-project.eu/ilp
Iguana (Helping schools overcome resistance to change) is a multi-stakeholder collaborative research and development project initiated by CEPCEP, a research centre of the Portuguese Catholic University, and Arcola Research in London. Since 2012, this partnership has brought together the Menon Educational Innovation Network in Brussels, Ellinogermaniki Agogi in Greece, The Institute of Mathematics and Informatics in Vilnius, Trinity College in Dublin, Contour Education Services in Surrey, the European School Heads Association and many school leadership associations across Europe.
The aim of the project is to research, develop and create innovative resources for overcoming resistance to change when innovating schools.
Today, June 16th, 2014, the consortium launched its integrated system of assessment for levels of resistance, focusing on two dimensions: organisational stuckness and personal resistance to change.
The consortium has also published three additional courses on overcoming resistance to change in schools.
The assessments and the courses are part of the Iguana Learning Platform to help teachers, managers, governors and students built the capacity and competences to innovate education. The platform is accessible for all educational leaders and its contents can be used free of charge.
Supporting information:
http://www.iguana-project.eu
http://www.iguana-project.eu/ilp
Contacts:
Catholic University of Portugal
CEP CEP research centre
Roberto Carneiro | rc@fch.lisboa.ucp.pt
European School Heads Association
Fred Verboon | FredVerboon@gmail.com