"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

INAUGURAÇÃO DO NÚCLEO ARQUEOLÓGICO DA CASA DOS BICOS

No próximo dia 14 de julho pelas 22h30 a Câmara Municipal de Lisboa inaugura o Núcleo Arqueológico da Casa dos Bicos, revelando um valioso espólio que percorre a história da cidade desde a ocupação romana até ao século XVIII.


No próximo dia 14 de julho pelas 22h30 a Câmara Municipal de Lisboa inaugura o Núcleo Arqueológico da Casa dos Bicos, revelando um valioso espólio que percorre a história da cidade desde a ocupação romana até ao século XVIII. 

A Casa dos Bicos, onde atualmente está sedeada a Fundação Saramago, foi alvo, desde os anos 1980, de uma série de campanhas arqueológicas que puseram a descoberto um património de valor inquestionável que percorre várias épocas da história de Lisboa. Das escavações efetuadas recolheram-se e estudaram-se objetos de uso quotidiano dos séculos XVI a XVIII e descobriram-se vestígios romanos, como cetárias (tanques de uma unidade fabril de preparados de peixe) e troços da muralha tardo-romana e da muralha medieval. 

Estes vestígios e objetos são agora mostrados no piso térreo da Casa dos Bicos que integra, ela própria, o percurso museológico concebido para contar a história deste sítio, um dos de mais remota ocupação da cidade. O espaço estará aberto ao público de segunda a sábado, das 10h às 18h (encerra domingos e feriados). 

A abertura deste núcleo museológico integra-se no projeto de renovação do Museu da Cidade, que passará a chamar-se Museu de Lisboa, um museu polinucleado no território da cidade. 

Às 22h, em cerimónia presidida pelo Dr. António Costa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, será também inaugurada a nova iluminação exterior da Casa dos Bicos, oferecida à cidade pela Fundación Endesa, em parceria com a Fundação José Saramago.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,325,309