Notícias
CATÓLICA PORTO: POR QUE TOCAM OS PIANISTAS COM DISTINTAS INTENSIDADES E DINÂMICAS?
Sofia Lourenço, investigadora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da Católica Porto, é a autora de MAPP – Multimodal Analysis of Piano Performance, projeto que caracteriza a atuação dos pianistas, nomeadamente o movimento e a forma como tocam.
Projeto Multimodal Analysis of Piano Performance caracteriza
atuação dos pianistas e analisa a forma como estes músicos se movimentam
Sofia Lourenço, investigadora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da Católica Porto, é a autora de MAPP – Multimodal Analysis of Piano Performance, projeto que caracteriza a atuação dos pianistas, nomeadamente o movimento e a forma como tocam. A investigação descreve as atuações representativas de pianistas experientes, através do cálculo e da avaliação das linhas essenciais e também das principais tendências da prática performativa, apostando na análise da vertente técnica como, por exemplo, o porquê de tocarem com diferentes dinâmicas e intensidades.
Durante o processo de investigação, os pianistas são convidados a vestir um fato constituído por 53 marcadores, distribuídos pelo corpo, e que captam os gestos do músico. A metodologia permite uma abordagem musicológica que, em cooperação estreita com a aplicação das mais recentes ferramentas métricas e métodos tecnológicos, potencia a análise rigorosa do gesto e da semântica musical. A análise possibilitou, ainda, uma abordagem multimodal, através da captação e extração de características da performance pianística, identificadoras de cada uma das três principais escolas de piano: Russa, Francesa e Alemã.
Performance pianística e a influência das escolas de piano
Com este projeto, Sofia Lourenço pretende atingir uma maior compreensão e consciência da verdadeira essência das escolas de piano europeias, adquirida na aplicação de uma abordagem de análise inovadora (multimodalidade), potenciadora de novos entendimentos sobre a aplicação destas técnicas. O MAPP visa, também, disponibilizar uma base de dados multimodal de exemplos de performances de pianistas, tendo em conta os termos da classificação e armazenamento de dados praticados e aceites pela comunidade científica internacional. Pretende, igualmente, demonstrar o conceito da influência determinante das escolas de piano na performance pianística e, assim, construir uma linha de ação inovadora para aplicação de áreas de design.