"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CATÓLICA PORTO: POR QUE TOCAM OS PIANISTAS COM DISTINTAS INTENSIDADES E DINÂMICAS?

Sofia Lourenço, investigadora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da Católica Porto, é a autora de MAPP – Multimodal Analysis of Piano Performance, projeto que caracteriza a atuação dos pianistas, nomeadamente o movimento e a forma como tocam.


Projeto Multimodal Analysis of Piano Performance caracteriza
atuação dos pianistas e analisa a forma como estes músicos se movimentam 

Sofia Lourenço, investigadora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da Católica Porto, é a autora de MAPP – Multimodal Analysis of Piano Performance, projeto que caracteriza a atuação dos pianistas, nomeadamente o movimento e a forma como tocam. A investigação descreve as atuações representativas de pianistas experientes, através do cálculo e da avaliação das linhas essenciais e também das principais tendências da prática performativa, apostando na análise da vertente técnica como, por exemplo, o porquê de tocarem com diferentes dinâmicas e intensidades.

Durante o processo de investigação, os pianistas são convidados a vestir um fato constituído por 53 marcadores, distribuídos pelo corpo, e que captam os gestos do músico. A metodologia permite uma abordagem musicológica que, em cooperação estreita com a aplicação das mais recentes ferramentas métricas e métodos tecnológicos, potencia a análise rigorosa do gesto e da semântica musical. A análise possibilitou, ainda, uma abordagem multimodal, através da captação e extração de características da performance pianística, identificadoras de cada uma das três principais escolas de piano: Russa, Francesa e Alemã. 

Performance pianística e a influência das escolas de piano

Com este projeto, Sofia Lourenço pretende atingir uma maior compreensão e consciência da verdadeira essência das escolas de piano europeias, adquirida na aplicação de uma abordagem de análise inovadora (multimodalidade), potenciadora de novos entendimentos sobre a aplicação destas técnicas. O MAPP visa, também, disponibilizar uma base de dados multimodal de exemplos de performances de pianistas, tendo em conta os termos da classificação e armazenamento de dados praticados e aceites pela comunidade científica internacional. Pretende, igualmente, demonstrar o conceito da influência determinante das escolas de piano na performance pianística e, assim, construir uma linha de ação inovadora para aplicação de áreas de design.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,325,093