Notícias
WALK&TALK PREMEIA CINCO PROJETOS ARTÍSTICOS
O Walk&Talk– Festival Internacional de Arte Pública dos Açores, acaba de anunciar os cinco vencedores dos open call para projetos artísticos, cujos autores vão integrar o cartaz da edição de 2014 do festival.
Labuena Ylamala_Red Labyrinth
O Walk&Talk– Festival Internacional de Arte Pública dos Açores, acaba de anunciar os cinco vencedores dos open call para projetos artísticos, cujos autores vão integrar o cartaz da edição de 2014 do festival. Os artistas portugueses Jorge Santos e Ricardo Barbeito e a espanhola Labuena Ylamala venceram o concurso internacional "Vai ao Walk&Talk com a Sata", Mariana Pacheco de Medeiros e a dupla Mariana Andrade e Rui Areias são os novos talentos açorianos que se destacaram no concurso "Jovens Criadores Walk&Talk".
O Festival Walk&Talk lança todos os anos dois concursos para projetos artísticos, com o objetivo de integrar no seu cartaz criadores e novos talentos açorianos, que têm assim a oportunidade de apresentar os seus trabalhos em conjunto com os cerca de 60 artistas convidados pela organização do evento. O “Last Minute Call – Vai ao Walk&Talk com a Sata” é um concurso internacional destinado a criadores individuais ou coletivos das múltiplas áreas de expressão artística. Os vencedores desta edição foram os artistas portugueses Jorge Santos e Ricardo Barbeito e a espanhola Labuena Ylamala.
Jorge Santos é licenciado em Artes Plásticas, foi bolseiro da Fundac¸a~o Calouste Gulbenkian e expõe regularmente, com destaque para "Marquise", a sua exposição individual atualmente patente na Galeria Presença, no Porto. No Walk&Talk Jorge Santos propõe alargar a sua reflexão sobre o processo de execução e a fixação do tempo em forma de paisagem ao contexto açoriano. Ricardo Barbeito é o primeiro madeirense a participar no Festival Walk&Talk, é licenciado em Artes Plásticas e atualmente frequenta o doutoramento em Belas Artes. Em 2012 integrou o RedBull House of Art em Lisboa, com o projeto “de PELE & URSO”, um processo criativo que prossegue “na tentativa de descobrir a ecologia” de Ursos Arctos Barbeiticos, a espécie que em julho migrará com o artista até aos Açores. A catalã Labuena Ylamala propõe inspirar-se nas ilhas para criar num jardim de São Miguel uma das suas esculturas móveis, estruturas que se desenvolvem por conexão e contrastes de volume e cor com os espaços onde são instaladas, proporcionando novas leituras e visões em interação direta com os elementos naturais e com o público.
O segundo open call "Jovens Criadores Walk&Talk" destinou-se exclusivamente a novos talentos até aos 25 de idade, nascidos ou residentes nos Açores. Para a edição de 2014 foram selecionados os projetos "Manta de Retalhos" da dupla de estudantes de arquitetura da Universidade dos Açores, Mariana Andrade e Rui Areias, que consiste num quiosque de exterior que propõe reinventar as atuais estruturas de mobiliário urbano com recurso a um design contemporâneo e multifuncional. Mariana Pacheco de Medeiros frequenta estudos teatrais na Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa e para uma apresentação a solo na sua cidade natal lançou a questão "How Beautiful Could a Being Be?", uma peça onde a jovem atriz açoriana quer desafiar a inércia, se deixar levar e envolver o público numa expedição em torno da identidade.
Walk&TalkAzores 2014
O Festival Walk&TalkAzores prepara-se para receber mais de 60 criadores de múltiplas nacionalidades, que serão responsáveis por dar corpo a um programa cultural alargado que conjuga a criação de um roteiro de intervenções inéditas no espaço público com exposições, performances, concertos, workshops, laboratórios e conversas temáticas. Dentro e fora de portas, seja pela mão de talentos locais ou de criadores que se deslocam especialmente à região para participarem no festival, durante os 17 dias em que o Walk&Talk decorre, a ilha de São Miguel transforma-se num palco aberto às múltiplas expressões artísticas contemporâneas, fomentando um ambiente propício à cocriação e à partilha cultural, características que se tornaram as imagens de marca deste evento. O designer Miguel Flor, a coreógrafa Filipa Francisco, os coletivos de arquitetura Argot e Mezzot e o compositor Richard Simas, são alguns dos nomes já confirmados para a quarta edição do evento que mapeia os Açores como um destino cultural a visitar.
Para mais informações visite: www.walktalkazores.org ou www.facebook.com/walktalkazores