"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

WALK&TALK PREMEIA CINCO PROJETOS ARTÍSTICOS

O Walk&Talk– Festival Internacional de Arte Pública dos Açores, acaba de anunciar os cinco vencedores dos open call para projetos artísticos, cujos autores vão integrar o cartaz da edição de 2014 do festival.



Labuena Ylamala_Red Labyrinth 

O Walk&Talk– Festival Internacional de Arte Pública dos Açores, acaba de anunciar os cinco vencedores dos open call para projetos artísticos, cujos autores vão integrar o cartaz da edição de 2014 do festival. Os artistas portugueses  Jorge Santos e Ricardo Barbeito e a espanhola Labuena Ylamala venceram o concurso internacional "Vai ao Walk&Talk com a Sata", Mariana Pacheco de Medeiros e a dupla Mariana Andrade e Rui Areias são os novos talentos açorianos que se destacaram no concurso "Jovens Criadores Walk&Talk".

O Festival Walk&Talk lança todos os anos dois concursos para projetos artísticos, com o objetivo de integrar no seu cartaz criadores e novos talentos açorianos, que têm assim a oportunidade de apresentar os seus trabalhos em conjunto com os cerca de 60 artistas convidados pela organização do evento. O “Last Minute Call – Vai ao Walk&Talk com a Sata” é um concurso internacional destinado a criadores individuais ou coletivos das múltiplas áreas de expressão artística. Os vencedores desta edição foram os artistas portugueses Jorge Santos e Ricardo Barbeito e a espanhola Labuena Ylamala.

Jorge Santos é licenciado em Artes Plásticas, foi bolseiro da Fundac¸a~o Calouste Gulbenkian e expõe regularmente, com destaque para "Marquise", a sua exposição individual atualmente patente na Galeria Presença, no Porto. No Walk&Talk Jorge Santos propõe alargar a sua reflexão sobre o processo de execução e a fixação do tempo em forma de paisagem ao contexto açoriano. Ricardo Barbeito é o primeiro madeirense a participar no Festival Walk&Talk, é licenciado em Artes Plásticas e atualmente frequenta o doutoramento em Belas Artes. Em 2012 integrou o RedBull House of Art em Lisboa, com o projeto “de PELE & URSO”, um processo criativo que prossegue “na tentativa de descobrir a ecologia” de Ursos Arctos Barbeiticos, a espécie que em julho migrará com o artista até aos Açores. A catalã Labuena Ylamala propõe inspirar-se nas ilhas para criar num jardim de São Miguel uma das suas esculturas móveis, estruturas que se desenvolvem por conexão e contrastes de volume e cor com os espaços onde são instaladas, proporcionando novas leituras e visões em interação direta com os elementos naturais e com o público.

O segundo open call "Jovens Criadores Walk&Talk" destinou-se exclusivamente a novos talentos até aos 25 de idade, nascidos ou residentes nos Açores. Para a edição de 2014 foram selecionados os projetos "Manta de Retalhos" da dupla de estudantes de arquitetura da Universidade dos Açores, Mariana Andrade e Rui Areias, que consiste num quiosque de exterior que propõe reinventar as atuais estruturas de mobiliário urbano com recurso a um design contemporâneo e multifuncional. Mariana Pacheco de Medeiros frequenta estudos teatrais na Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa e para uma apresentação a solo na sua cidade natal lançou a questão "How Beautiful Could a Being Be?", uma peça onde a jovem atriz açoriana quer desafiar a inércia, se deixar levar e envolver o público numa expedição em torno da identidade.

Walk&TalkAzores 2014

O Festival Walk&TalkAzores prepara-se para receber mais de 60 criadores de múltiplas nacionalidades, que serão responsáveis por dar corpo a um programa cultural alargado que conjuga a criação de um roteiro de intervenções inéditas no espaço público com exposições, performances, concertos, workshops, laboratórios e conversas temáticas. Dentro e fora de portas, seja pela mão de talentos locais ou de criadores que se deslocam especialmente à região para participarem no festival, durante os 17 dias em que o Walk&Talk decorre, a ilha de São Miguel transforma-se num palco aberto às múltiplas expressões artísticas contemporâneas, fomentando um ambiente propício à cocriação e à partilha cultural, características que se tornaram as imagens de marca deste evento. O designer Miguel Flor, a coreógrafa Filipa Francisco, os coletivos de arquitetura Argot e Mezzot e o compositor Richard Simas, são alguns dos nomes já confirmados para a quarta edição do evento que mapeia os Açores como um destino cultural a visitar.

Para mais informações visite: www.walktalkazores.org ou www.facebook.com/walktalkazores 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,325,263