"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

VENCEDORES ARTEMAR

Já são conhecidos os vencedores do Concurso/ Exposição Internacional de Escultura ArteMar 2014. Em cerimónia que teve lugar na Casa das Histórias Paula Rego, o júri atribuiu o prémio à obra “Sem Título”, de André Banha e Orlando Franco. O prémio do público foi para a obra “Pessoa não humana” de Pedro Manuel Fernandes e Filipe von Mayer Reis.

 

Obra "Sem Título" e "Pessoa não humana"
vencem Artemar Estoril 2014

Já são conhecidos os vencedores do Concurso/ Exposição Internacional de Escultura ArteMar 2014. Em cerimónia que teve lugar na Casa das Histórias Paula Rego, o júri atribuiu o prémio à obra "Sem Título”, de André Banha e Orlando Franco. O prémio do público foi para a obra “Pessoa não humana” de Pedro Manuel Fernandes e Filipe von Mayer Reis.

Criada exclusivamente para a participação no Artemar, a obra “Sem Título” convenceu o júri, que lhe atribuiu o prémio no valor de 8 mil euros, pelo facto de permitir interação com o público e evocar uma grande tradição do Concelho: “as pessoas podiam desenhar, levando a que esta obra se identificasse com as pinturas marinhas de grande tradição em Cascais”, revelou a Comissária do concurso/exposição, Luísa Soares de Oliveira.

Para Carlos Carreiras os objetivos subjacentes ao Artemar têm vindo a ser cumpridos: “o que nós pretendemos é fundir os valores culturais com os valores ambientais no sentido de salvaguardar a nossa costa e os recursos que o mar nos oferece. Quando isto é tratado com a criatividade e o talento dos artistas é uma forma de promover esses valores e sensibilizar os cidadãos para os respeitarem mais”, defende.

“A obra estabeleceu uma relação muito curiosa com os espectadores”, refere Orlando Franco. Preocupado com o alinhamento da “janela” que a obra proporciona, André Banha confessa que a preocupação foi que “as pessoas pudessem desenhar a silhueta da escarpa, do casario ao fundo e parte da praia e do mar”.

Com 1.182 votos, o público decidiu-se em maioria (71%) pela obra “Pessoa não humana”, de Pedro Manuel Fernandes e Filipe von Mayer Reis, que receberam 1.000 euros de prémio. Dedicada à preservação dos cetáceos, esta obra visa sensibilizar para a defesa dos direitos das baleias e golfinhos, considerados pela Declaração dos Direitos dos Cetáceos em Helsínquia (2010) como pessoas não humanas, dada a presença confirmada de células cerebrais “spindle”, até agora só encontradas em seres humanos.

“Fizemos uma parceria com a Universidade de Lisboa e estamos a fazer uma análise da comunicação de ciência com o objetivo de consciencializar o público para as alterações do meio marinho e do clima. As pessoas tiveram uma reação muito boa. Reparei que esta obra atraiu também pessoas que já estão relacionadas com o mar, desde professores, biólogos, cientistas, mas também pescadores. Foi um sucesso”.

Concorreram a esta 6.ª Edição do ArteMar Estoril 82 candidatos, tendo sido expostas de 16 de maio a 15 de junho no Passeio Marítimo Cascais-Estoril nove obras das 10 selecionadas a concurso.

Promovido pela Câmara Municipal de Cascais e pela Fundação D. Luís I, o Artemar visa promover trabalhos de elevada qualidade estética e uma forte mensagem ecológica, dado que distingue obras de arte elaboradas com materiais reciclados, reutilizados e/ou recicláveis retirados do mar ou que representem simbolicamente este elemento natural.

Obras a concurso: “Noah”, de Peter Gilbert; “Symbiotic Sights”, de Susana Aleixo Lopes; “Microrganismo Oblíquo”, de Raquel Beatriz Martins; “Sem Título”, de André Banha e Orlando Franco; “Cetus” de Nina Marcon Linden Mayer; “Kraken” de Joana Pinto Oliveira; “Pessoa Não-Humana” de Pedro Manuel Madeira Fernandes e Filipe Costa Veiga Van Mayer Reis; “A Barbatana” de Cristina Maria Seguro Seco; “Following The Sun” de Wiktoria Szawiel e João Filipe; E “Mare Incognitum”, de Sebastião Borges Figueiredo Ascenso Pires.

Sobre o ArteMar | Concurso/Exposição que distingue obras de arte elaboradas com materiais reciclados, reutilizados e/ou recicláveis retirados do mar ou que representem este elemento natural. O concurso é aberto à participação de todos os artistas interessados, portugueses ou estrangeiros, sendo que cada um pode apresentar, no máximo, dois projetos de escultura.

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,326,205