"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

O AGA KHAN RECEBE O PRÉMIO NORTE SUL 2013

Sua Alteza o Aga Khan recebeu hoje o Prémio Norte Sul do Conselho da Europa, atribuído anualmente, pelo seu compromisso para a promoção de uma sociedade mais pluralista, assim como para a melhoria da qualidade de vida de populações mais vulneráveis, através do trabalho da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento.


Sua Alteza o Aga Khan recebeu hoje o Prémio Norte Sul do Conselho da Europa, atribuído anualmente, pelo seu compromisso para a promoção de uma sociedade mais pluralista, assim como para a melhoria da qualidade de vida de populações mais vulneráveis, através do trabalho da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento. Torna-se assim, no primeiro líder religioso Muçulmano a ser distinguido.

O Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, entregou o Prémio durante uma cerimónia na sala do senado da Assembleia da República.

“O Prémio Norte Sul afirma princípios que têm desde longa data inspirado e sustentado o trabalho da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento” referiu Sua Alteza o Aga Khan no seu discurso “A nossa Rede procura melhorar a qualidade de vida humana de diversas formas, na saúde, na educação, no desenvolvimento cultural e económico. Mas a nossa convicção fundamental é de que o progresso depende da cooperação humana, mesmo através de difíceis linhas divisórias.”

O Líder Espiritual dos Muçulmanos Shia Ismaili apelou a um maior entendimento entre o Norte Global e o Mundo Muçulmano, defendendo que era um “choque de ignorâncias” ao invés de um “choque de civilizações” que estava na raiz da tensão entre os dois mundos.

“À medida que observo o mundo, sou surpreendido pela insuficiência de debate bem informado, de um diálogo mais rico, de uma educação mais profunda na nossa busca para evitar o conflito humano,” disse.

Citando exemplos de recentes conferências anuais que tiveram lugar no Global Centre for Pluralism que criou com o governo do Canada, Sua Alteza o Aga Khan falou dos benefícios do pluralismo e da diversidade no mundo atual. “vivemos num planeta superpovoado e interligado e ainda assim partilhamos um destino comum. Uma fragilidade ou uma dor num canto pode rapidamente transmitir-se através do globo,” disse.

Sua Alteza o Aga Khan alertou que a rejeição do pluralismo tinha um papel significativo na criação de conflitos destrutivos, realçando a necessidade de transmitir uma mensagem de esperança.

“A instabilidade é contagiosa, mas também o é a esperança. E por isso é tão importante para nós transportar a tocha da esperança enquanto partilhamos o dom do pluralismo,” disse.

O Prémio Norte Sul foi estabelecido em 1995 com o objetivo principal de promover o diálogo e a cooperação entre a Europa, o sul do Mediterrâneo e Africa. Outorgado pelo Centro Norte Sul do Conselho da Europa, o Prémio reconhece anualmente duas personalidades excecionais pelo seu trabalho na promoção do pluralismo e dos direitos humanos.

O segundo laureado do Prémio Norte Sul 2013 foi Suzanne Jabbour, que recebeu o seu Prémio pela sua dedicação à promoção dos direitos humanos em países do Médio Oriente assim como de Africa e América Latina.


 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,327,805