"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ECO ESPANTALHOS ANIMAM JARDIM DA VILA POVOENSE

14 eco espantalhos expostos no Jardim António Lopes, na Vila da Póvoa de Lanhoso, prometem aguçar a curiosidade da população de todas as idades e ensinar ou relembrar uma tradição antiga ao mesmo tempo que refletem uma preocupação ambiental.

 


Eco espantalho da Escola vencedora


Servem para espantar os pássaros, mas, neste caso, servem para atrair a curiosidade das pessoas. Utilizando plásticos, tecido ou tampas de café e outros, ou seja, fazendo uso de materiais reciclados e/ou reutilizados, os 14 eco espantalhos expostos a partir de hoje no Jardim António Lopes, na Vila da Póvoa de Lanhoso, prometem aguçar a curiosidade da população de todas as idades e ensinar ou relembrar uma tradição antiga ao mesmo tempo que refletem uma preocupação ambiental. A juntar a isto, ainda retratam a época quinhentista, porque integram a comemoração da atribuição dos Forais Novos.

A inauguração desta exposição ao ar livre decorreu na manhã desta sexta-feira, dia 30 de maio, na presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, e dos Vereadores Gabriela Fonseca e Armando Fernandes. Estiveram ainda na ocasião – que coincidiu com o anúncio dos trabalhos vencedores – representantes e utentes de algumas das 13 entidades, que participaram nesta iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, com coordenação do Espaço Jovem e envolvendo a área do Ambiente.

"Este é um concurso que se realiza anualmente. O intuito é recuperar as tradições que se vão perdendo para que as crianças tomem conhecimento das mesmas. Aliamos ainda a esta iniciativa uma preocupação ambiental", refere a Vereadora para a Juventude, Gabriela Fonseca, apontando a novidade desta edição: "Este ano, o tema proposto prendeu-se com a comemoração dos 500 anos da atribuição dos Forais Novos pelo que os eco espantalhos deviam ser elaborados com materiais reciclados, mas retratando a época quinhentista".

O concurso dirige-se a jardins-de-infância, escolas, IPSS’s e associações, sendo que responderam afirmativamente 13 entidades do nosso concelho: sete estabelecimentos de ensino, cinco IPSS’s e uma associação local. "Estamos satisfeitos com a adesão. Sabemos que esta é a altura de colocar os espantalhos, mas também sabemos que, neste momento, as escolas estão também com muitas atividades, com muito trabalho, é tempo de exames e nem todas aderiram. Mas estamos satisfeitos com o resultado", assegura a responsável municipal pela Juventude. Quanto à próxima edição, Gabriela Fonseca adianta apenas que será proposto um outro tema específico.

Esta exposição pode ser apreciada até ao dia 11 de junho, seguindo depois para a área envolvente ao Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos. Já o Jardim António Lopes, a partir de 12 de junho, irá acolher os trabalhos de outra iniciativa, ou seja, o já habitual e muito aguardado Heart Parade.

Vencedores por categoria.

Na categoria dos Jardins de Infância e Escolas, a EB 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio arrecadou o primeiro lugar, com um eco espantalho construído com elementos de plástico. Em segundo lugar, ficou a EB1/JI de Simães e, em terceiro lugar, o Centro Escolar D. Elvira Câmara Lopes.

Na categoria Instituições e Associações, a Associação Em Diálogo, que apresentou o seu Luís de Camões, foi a entidade vencedora. A Casa de Trabalho de Fontarcada ficou em segundo e o Centro Social Teresiano de Verim ficou em terceiro lugar.

As entidades vencedoras em cada categoria terão como prémio uma visita ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro (check-in, sistema alfandegário de controlo de passageiros e bagagens, descolagem/aterragem de aeronaves, etc.).

A inauguração desta exposição foi abrilhantada pela atuação musical de utentes da Associação Em Diálogo. Uma das participantes, Constança Oliveira, preparou algumas quadras alusivas à temática do eco espantalho apresentado por aquela IPSS, que depois foram musicadas e interpretadas por ela e pelos colegas.


Eco espantalho da IPSS vencedora
 

Música de Camões

Viemos de Monsul
Terra das canções
Aqui vos deixamos
Luís de Camões

Grande português
De um olho não via
Em versos mostrou
O muito que sabia

Fizemos dele um espantalho
Com coisas recicladas
Foi trabalho dos idosos
Muitas horas dedicadas

Espetado num jardim
O Camões está orgulhoso
Vai espantar a passarada
Cá da Póvoa de Lanhoso

 

 

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,339,427