"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CERVEJARIA RAMIRO INTEGRA ROTEIRO DE ARTE URBANA

A emblemática Cervejaria Ramiro vai receber a partir da próxima terça-feira, dia 3 de junho, uma nova “cara”. A inauguração está marcada para as 18h00 e contará com a presença dos quatro artistas – Bordalo II (Artur Bordalo), Glam (Catarina Monteiro), Hugo Lucas e Irina Solovyova, bem como da directora artística do projeto, Ana Dâmaso.


Artistas Bordalo II, Glam, Hugo Lucas e Irina Solovyova
colocam Cervejaria Ramiro no roteiro da arte urbana nacional

A emblemática Cervejaria Ramiro vai receber a partir da próxima terça-feira, dia 3 de junho, uma nova “cara”. A inauguração está marcada para as 18h00 e contará com a presença dos quatro artistas – Bordalo II (Artur Bordalo), Glam (Catarina Monteiro), Hugo Lucas e Irina Solovyova, bem como da directora artística do projeto, Ana Dâmaso.

Em 58 anos de atividade, esta é a primeira vez que a Cervejaria Ramiro, instalada no n.º1 da Avenida Almirante Reis, acolhe um projeto de arte urbana. O convite foi feito pela microarte galeria que no âmbito do seu 10.º aniversário reforça o seu acervo de Arte Moderna e Contemporânea com obras de Arte Urbana executadas fora de portas.

A intervenção dos artistas espalha-se numa área de aproximadamente 170m2 da fachada do edifício. Durante uma semana os artistas fizeram de uma das paredes do antigo Hospital do Desterro, atual parque de estacionamento da Cervejaria, o seu estaleiro, trabalhando em simultâneo para que o resultado final fosse coerente, independentemente do seu estilo individual.

Tendo como mote os mariscos habitualmente servidos à mesa do “Ramiro”, cada um dos artistas dá vida a um crustáceo, transformando os protagonistas das refeições em animados comensais que celebram Lisboa, o sol e o Tejo. A artista Glam dá vida a um casal de lagostas que se deleita com uma refeição, “dentro de um espírito animado e descontraído como o que se vive diariamente na Cervejaria Ramiro”, refere a artista. Do lado esquerdo das lagostas surge “Homarus Gammarus, um crustáceo com pinças cortantes e bigode de nobre senhor dos mares”, explica Hugo Lucas, que trabalhou a figura do lavagante. Bordalo II traz para esta tertúlia uma turma rebelde liderada por uma sapateira que espalha o caos pelas mesas da Cervejaria. O artista deixa à consideração do público: “pode ser fruto da imaginação alheia, ou ser o efeito de uns copos de uma jantarada mais arrojada, certo é que a sapateira e o seu grupo de bicharada do mar anda à solta pelas mesas da Cervejaria Ramiro”. Já Irina Irina Solovyova  criou a “Lagostina”, uma mulher lagosta “pronta para vencer as tempestades da vida”.

Ana Dâmaso, diretora da Microarte Galeria, destaca o desafio que foi projetar uma intervenção num edifício em funcionamento. “Por norma, os edifícios que são alvo de intervenção estão devolutos. Este, pelo contrário, é habitado, tem comércio e é a mais emblemática cervejaria de Lisboa em pleno funcionamento”, explica. “Fico feliz por a Cervejaria Ramiro ter acolhido um projeto desta natureza.”

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,339,998