Notícias
FESTIVAL WALK&TALK ABRE CANDIDATURAS A NOVOS CRIADORES
O Walk&Talk – Festival Internacional de Arte Pública dos Açores, acaba de abrir o “Last Minut Call”, um concurso promovido em parceria com o Grupo SATA e que selecionará três projetos artísticos para serem apresentados na quarta edição do evento, que decorre na ilha de São Miguel de 18 de julho a 3 de agosto.
O Walk&Talk – Festival Internacional de Arte Pública dos Açores, acaba de abrir o “Last Minut Call”, um concurso promovido em parceria com o Grupo SATA e que selecionará três projetos artísticos para serem apresentados na quarta edição do evento, que decorre na ilha de São Miguel de 18 de julho a 3 de agosto.
As candidaturas ao “Last Minute Call – Vai ao Walk&Talk com a Sata” estão abertas até ao dia 15 de junho a criadores individuais ou coletivos que trabalhem nas múltiplas áreas de expressão artística, artes visuais, artes performativas, música, design, arquitetura ou projetos transdisciplinares. Os três projetos vencedores serão anunciados no dia 22 de junho, os seus autores ganham acesso ao Walk&Talk Azores e viajam até São Miguel, onde terão a oportunidade de desenvolver e de apresentar os seus trabalhos, em conjunto com os cerca de 60 criadores que integram o cartaz da edição de 2014 do festival.
Em 2013, o “Last Minute Call – Vai ao Walk&Talk com a Sata” selecionou dois projetos, a instalação “Mary-go-round” do arquiteto Nuno Pimenta, que procurava despertar a reflexão do espetador em torno dos padrões de consumo atuais, através da manipulação de um conjunto de carrinhos de supermercado dispostos em carrossel. A obra foi integralmente construída em residência durante o festival e esteve patente na Praça do Teatro Micaelense em Ponta Delgada. “Estendal”, do artista plástico e ilustrador Xavier Almeida descontextualizava um objeto de uso comum, em termos de escala e função, transformando-o numa escultura pronta a ser usada e “humanizada” pelo público. “Estendal” esteve instalado no Jardim Antero de Quental, também em Ponta Delgada.
“Conhecer e promover novos talentos é uma das grandes ambições do Walk&Talk e é por isso que a cada edição abrimos candidaturas para o festival. Na edição deste ano vamos integrar um total de cinco novos projetos no nosso cartaz, dois selecionados através do “Open Call Jovens Criadores Walk&Talk”, exclusivo para talentos de origem açoriana com idades até aos 25 anos, e graças ao reforço da parceria com o Grupo SATA aumentámos para três o número de projetos eleitos através do “Last Minute Call”, que está aberto a todos os criadores maiores de 18 anos que queiram viajar até aos Açores”, comenta Jesse James, Diretor Criativo do Festival Walk&Talk Azores.
Os criadores interessados em participar no “Last Minute Call – Vai ao Walk&Talk com a Sata” podem consultar o regulamento em http://walktalkazores.org/last-minute-call-regulamento.pdf ou através da página do facebook do festival e enviar a sua proposta de projeto até ao dia 15 de junho. Os autores dos três projetos selecionados ganham uma viagem de Lisboa ou Porto para São Miguel, alojamento e uma bolsa para a produção da sua obra, que deve ser apresentada durante o Festival Walk&Talk Azores 2014.