"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ANDRÉ VALENTIM ALMEIDA VENCE PRÉMIO DA SELEÇÃO DOC ALLIANCE 2014

A Campanha do Creoula do realizador português André Valentim Almeida venceu hoje o prémio da Seleção Doc Alliance 2014, anunciado durante o Doc Brunch no Festival de Cinema de Cannes. O realizador esteve presente na cerimónia de entrega do prémio, juntamente com os representantes dos sete festivais de cinema membros da Aliança.


A Campanha do Creoula do realizador português André Valentim Almeida venceu hoje o prémio da Seleção Doc Alliance 2014, anunciado durante o Doc Brunch no Festival de Cinema de Cannes. O realizador esteve presente na cerimónia de entrega do prémio, juntamente com os representantes dos sete festivais de cinema membros da Aliança.

O Prémio Doc Alliance foi atribuído por um júri composto por sete críticos de cinema, escolhidos por cada um dos festivais-membros da rede: Vasco Câmara (Ípsilon, Portugal), Hannah Pilarczyk (Der Spiegel, Alemanha), Kim Skotte (politiken, Dinamarca), Christian Jungen (NZZ am Sonntag, Suíça), Isabelle Regnier (Le Monde), Piotr Czerkawski (Polónia) e Kamila Bohackova (Rép. Checa)

A concorrer ao prémio da Seleção Doc Alliance estavam também Bloody Beans de Narimane Mari, The Reunion, de Anna Odell, Mundial. The Highest Stakes, de Michal Bielawski, Striplife, de Nicola Grignani, Alberto Mussolini, Luca Scaffidi, Valeria Testagrossa, Andrea Zambelli, The Great Night, de Petr Hátle e The Special Need de Carlo Zarotti.

Sobre o filme, André Valentim Almeida afirma: "A Campanha do Creoula é a minha chegada à idade adulta do cinema, aquele momento em que, no final do filme, não quero refazê-lo de novo ou destruí-lo pelo fogo".

Anualmente, os 7 festivais do Doc Alliance organizam a Seleção Doc Alliance, nomeando um filme a concorrer ao Prémio Doc Alliance, bem como um crítico que fará parte do comité de jurados. Este é o segundo ano que um filme português vence este Prémio. Em 2013, primeiro ano em que o Festival participou na Seleção, o vencedor foi oCativeiro, de André Gil Mata.

O Doclisboa juntou-se à rede Doc Alliance em 2013, com o objetivo de apoiar e promover o cinema documental em geral, e o cinema documental português em particular. 

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,339,768