"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CONGRESSO SOBRE O MUNICIPALISMO TAMBÉM OFERECE PROGRAMA CULTURAL

No âmbito da realização do Congresso “Forais Novos Manuelinos – História do Município e Municipalismo Português”, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove um programa cultural complementar e paralelo, que inicia no dia 15 e termina no dia 18 de maio.

 

No âmbito da realização do Congresso “Forais Novos Manuelinos – História do Município e Municipalismo Português”, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove um programa cultural complementar e paralelo, que inicia no dia 15 e termina no dia 18 de maio.

A primeira proposta é a exposição “Foral Manuelino”, que abre a todos as pessoas interessadas no dia 15, no Theatro Club. Esta exposição de fotografia está, pela primeira vez, patente ao público e nela pode ser visualizada a imagem de um original da Carta de Foral, que foi gentilmente cedida pela Fundação Casa de Bragança e que se encontra na Biblioteca D. Manuel II, no Palácio de Vila Viçosa. O exemplar municipal está em paradeiro desconhecido desde 1974/75.

A segunda proposta está agendada para a noite de 16 de maio, altura em que a Igreja Paroquial de São João de Rei é palco de um concerto de música antiga interpretado por elementos da ESMAE - Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo e com o apoio à produção da Comunidade Intermunicipal do Ave. O espetáculo é levado a cabo pelo grupo “Arte Mínima”, pelo professor Pedro Sousa Silva na Flauta de Bisel e pelo professor Hugo Sanches na Alaúde e na Tiorba. O início está marcado para as 21h30 e a entrada é gratuita.

A terceira proposta promete entusiasmar. Trata-se da apresentação da peça “1514”, uma comédia quinhentista que está a ser preparada pelo grupo de teatro composto, neste trabalho, por cinco funcionários da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e três jovens atores locais, com encenação da diretora artística do Theatro Club, Maíra Ribeiro. Esta peça é apresentada no largo em frente aos Paços do Concelho, no dia 17 de maio, pelas 21h30, tendo entrada livre. Tudo se passa na cozinha do Sr. D. Diogo de Castro, homem muito abastado, mandatário das terras de Lanhoso. A sua residência foi a eleita pelo Rei D. Manuel I para receber o anúncio das boas novas e é lá que se realiza a cerimónia de entrega do novo Foral. O Sr. Castro mandou preparar um grande banquete para que nada falte, pois recebe em sua casa a mais alta patente da Realeza de Portugal, naquele que é o momento mais importante da vila de Lanhoso.

A última proposta, que também tem início no dia 15 e que termina no dia 18, é a recriação de uma feira quinhentista, no centro da Vila da Póvoa de Lanhoso, promovida em colaboração com a Associação dos Artesãos da Região do Minho, que envolve ainda recriações históricas e muita animação paralela, isto tudo entre as 10h00 e as 24h00.

De lembrar que o Congresso “Forais Novos Manuelinos – História do Município e Municipalismo Português” começa no dia 15 de maio, no Theatro Club, estando assegurada a qualidade científica do mesmo pelos nomes dos congressistas já confirmados.

Inscrições e programa aqui.

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,339,728