"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

GISELA RAMOS ROSA VENCE PRÉMIO LITERÁRIO GLÓRIA DE SANT’ANNA 2014

O Prémio Literário Glória de Sant’Anna é um prémio de Poesia em memória da Poeta Glória de Sant’Anna. A Autora Gisela Ramos Rosa é a vencedora da edição de 2014, com a Obra "Tradução das Manhãs" – Editora Lua de Marfim – Portugal.



Poeta, Gisela Ramos Rosa / foto de Maria Clarinda Galante

A Autora Gisela Ramos Rosa é a vencedora do Prémio Literário Gloria de Sant’Anna – 2014, com a Obra TRADUÇÃO DAS MANHÃS – EDITORA LUA DE MARFIM – PORTUGAL.

A obra Premiada foi escolhida por unanimidade. A decisão final do Júri é irrevogável.

A entrega do Prémio será no dia 25 de maio de 2014, na Capela de São Gonçalo em Válega, onde as Editoras terão à venda os seus livros de Poesia.

O Prémio Literário Glória de Sant’Anna é um prémio de Poesia em memória da Poeta Glória de Sant’Anna. O valor do prémio de 3.000,00 Euros é destinado ao Autor do melhor livro de Poesia em língua Portuguesa editado no ano corrente e organizado pelo Grupo de Ação Cultural de Válega (GAC) em colaboração com a Família de Glória de Sant'Anna e entidades patrocinadoras. Este ano a, Camara Municipal de Ovar - Junta de Freguesia de Válega - Sacavém Cardoso - Manuela Martins – Bridget Rust - Teresa Roza D’Oliveira - António Afreixo - Graham Rust -Francisco da Costa Maya - Belmira Pinho - Gisela Rocha - Lígia Martins - Tiago Oliveira e Andrade Paes.

Júri
Ronaldo Cagiano – Escritor
Jacinto Guimarães – Colaborador do JORNAL DE VÁLEGA
Victor Oliveira Mateus – Escritor
Fátima Mendonça – Professora de Literatura
Rui Paes – Pintor

Uma poesia que se desfaz e refaz com uma delicada pureza de imagem e grande musicalidade, e que existe no centro do mundo - Rui Paes

A autora demonstra uma grande habilidade nessa poesia que harmoniza forma e conteúdo. Há uma opção pela economia de meios, numa linguagem que diz o máximo com o mínimo de recursos.
O meticuloso processo de criação traduz, sem esforço, o sentimento da autora de comunicar sua arte, sem apelação, sem contorcionismos de linguagem, com subtileza e claridade, revelando que em seu artesanato 'Os pensamentos são uma escrita silenciosa/ são como ramos que se ligam por intervalos de silêncio', falando mais pelo que oculta e deixando por conta do leitor o remate de sua construção.
- Ronaldo Cagiano

Mais info em: http://gloriadesantanna.wordpress.com/

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,339,546