Notícias
HANDMADE APRESENTA VESTUÁRIO DE CORTIÇA NO SALONE DEL MOBILE EM MILÃO
A Corticeira Amorim foi convidada a participar na Handmade, uma exposição anual da internacionalmente aclamada Wallpaper, que tem lugar no Salone del Mobile, em Milão, entre 8 e 13 de abril.
Parceria entre a Wallpaper, a Corticeira Amorim e o estúdio norte-americano Todd Bracher apresenta casacos de cortiça no mais prestigiado evento de design do mundo.
A Corticeira Amorim foi convidada a participar na Handmade, uma exposição anual da internacionalmente aclamada Wallpaper, que tem lugar no Salone del Mobile, em Milão, entre 8 e 13 de abril.
Publicação de referência nas áreas de design e arquitetura, a Wallpaper iniciou há quatro anos a Handmade, uma iniciativa que apresenta anualmente em Milão cerca de 100 objetos inovadores e cujo mote é “encetar novas parcerias que culminem no lançamento e apresentação de objetos únicos que desafiem os limites do design.”
Na edição deste ano, a Handmade apresentará objetos que variam desde um disruptivo conjunto de croquet a colunas esculturais, uma lancheira perfeitamente embalada ou um criativo cinto de ferramentas até um sofisticado casaco de cortiça.
O convite à Corticeira Amorim surgiu após a exposição Metamorphosis, no Mosteiro dos Jerónimos, que segundo Ellie Stathaki, editora de arquitetura da Wallpaper, “alertou para o imenso potencial da cortiça, um material que reúne todos os atributos para integrar a Handmade.”
Desafio aceite, Todd Bracher foi o designer industrial convidado a conceber um objeto de cortiça. Depois de um briefing inicial e de um primeiro contacto com o material, o designer norte-americano confessa ter ficado imediatamente fascinado: “muito diferente da madeira, parece quase pele/couro mas com outra textura definida pela natureza. Tem a sua própria natureza…”
Tirando partido destas características, Todd Bracher concebeu um casaco de cortiça: “É como se a cortiça ganhasse vida no casaco. É um material que estimula a criatividade, embora seja tecnologicamente muito evoluído.”
Todd Bracher criou o seu estúdio em Nova Iorque, em 1999, e o seu trabalho tem sido maioritariamente feito em cidades como Copenhaga, Milão, Londres e Paris. O seu percurso contempla o desenvolvimento de projetos para conceituados designers, como Tom Dixon e Georg Jensen, e reconhecidas marcas, como a 3M ou a Capellini.