"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

TCSB FESTEJA 40 ANOS DO 25 DE ABRIL COM PROGRAMAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Dois ciclos de documentários, duas sessões especiais de “Flores de Livro”, uma peça de teatro, uma sessão de poesia e vários debates marcam a programação de abril e maio no Teatro da Cerca de São Bernardo, especialmente dedicada aos 40 anos do 25 de Abril.


Dois ciclos de documentários, duas sessões especiais de “Flores de Livro”, uma peça de teatro, uma sessão de poesia e vários debates marcam a programação de abril e maio no Teatro da Cerca de São Bernardo, especialmente dedicada aos 40 anos do 25 de Abril. As comemorações arrancam já a 2 de abril, com a exibição do filme “Que farei eu com esta espada?”, de João César Monteiro.

O primeiro ciclo de documentários, organizado pel'A Escola da Noite e pelo Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra com o apoio da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio, reúne 10 documentários realizados nos anos pós-revolucionários, alguns dos quais muito pouco conhecidos do público e não disponíveis no mercado. Todos realizados entre 1975 e 1978, os filmes oferecem uma visão ainda a quente da reorganização social e política do país depois da queda da ditadura, centrando-se em temas como a reforma agrária, os movimentos populares de base ou as campanhas de dinamização cultural. Entre os documentários escolhidos estão obras de realizadores portugueses (César Monteiro, Vítor Silva, Aida Morais, Solveig Nordlund e uma obra muito especial de Ana Hatherly), mas também diversos olhares estrangeiros sobre o Portugal da época – Pea Holmquist, Robert Kramer e Daniel Edinguer, entre outros.

Este ciclo estende-se ao longo de seis sessões, até 21 de maio, sempre às quartas-feiras à noite (21h30) e com entrada gratuita.

A 23 e 30 de abril, o TCSB acolhe um outro ciclo, organizado por quatro instituições da cidade – Associação Coimbra em Transição, Fila K Cineclube, Curso de Estudos Artísticos da FLUC e Associação Prisma. Intitulado “Filmes revolucionários de abril”, este ciclo inclui quatro sessões – duas no Edifício das Caldeiras e outras duas no TCSB. Para o ecran da Cerca de São Bernardo estão programados os filmes “A Lei da Terra” (Grupo Zero, 1977) e “Deus, Pátria, Autoridade” (Rui Simões, 1976), respetivamente. Ambas as sessões têm também entrada gratuita e são seguidas de debate.

“Flores de Livro” especiais
Ainda em abril, no dia 26, a sessão de “Flores de Livro” - leitura de contos para a infância, que como habitualmente tem lugar no último sábado do mês, é também dedicada às comemorações do 40.º aniversário da Revolução. A animadora sócio-educativa Cláudia Sousa seleciona um conjunto de histórias escritas na época ou alusivas aos anos da Revolução, oferecendo ao público de todas as idades uma forma diferente de olhar para algumas das principais conquistas do 25 de Abril – liberdade, paz e democracia.

Por maio afora
Para além da continuação do ciclo de documentários e de uma segunda sessão especial de Flores de Livro (dia 31), as comemorações prolongam-se pelo mês de maio. No sábado, dia 3, o SOS Racismo organiza o colóquio “O desastre de Lampedusa - a barbárie europeia contra os imigrantes” e a 28 e 29 de maio chega o espetáculo de teatro “Autos da Revolução”, uma coprodução Centro Dramático de Évora / ATA – A Companhia de Teatro do Algarve, a partir de textos de António Lobo Antunes. Ainda em maio e no âmbito desta programação, a Bonifrates e A Escola da Noite apresentarão, em data a anunciar, o recital de homenagem a Ary dos Santos que estreia no Ateneu de Coimbra na noite de 24 de abril.
Todas as atividades estão incluídas no programa de comemorações comum a dezenas de instituições da cidade que, à semelhança do que aconteceu em 2013, está a ser articulado e coordenado pelo Ateneu de Coimbra.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,339,518