Notícias
PRÉMIO UNIVERSIDADE DE LISBOA 2014 ATRIBUÍDO AO PROFESSOR ADRIANO MOREIRA
O professor, político e sociólogo Adriano Moreira é o vencedor do Prémio Universidade de Lisboa 2014, apoiado pelo Banco Santander Totta. Este Prémio distingue anualmente uma individualidade que tenha contribuído de forma notável para o engrandecimento da ciência ou da cultura em Portugal.
O professor, político e sociólogo Adriano Moreira é o vencedor do Prémio Universidade de Lisboa 2014, apoiado pelo Banco Santander Totta.
Com 91 anos de idade, Adriano Moreira tem um percurso académico e profissional notável. Formado em Direito, destacou-se na vida académica, ao impulsionar o estudo de ciências como a Sociologia, a Ciência Política e as Relações Internacionais. No plano político, integrou importantes cargos antes e pós 25 de Abril, tendo sido deputado ao longo de 14 anos.
O Prémio Universidade de Lisboa tem um valor pecuniário de 25 mil euros e é atribuído ao abrigo do acordo de colaboração entre a Universidade e o Banco Santander Totta, para distinguir e premiar uma individualidade de nacionalidade portuguesa ou estrangeira, que tenha contribuído de forma notável para o progresso e o engrandecimento da Ciência e/ou da Cultura e para a projeção internacional do país.
O júri do Prémio é constituído por várias personalidades de reconhecido mérito nestas áreas, tendo como presidente o Reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra, e como vice-presidente, o Administrador do Banco Santander Totta, Luís Bento dos Santos.
Esta é a 8ª edição do Prémio, que tem vindo a distinguir importantes personalidades, como João Lobo Antunes, Eduardo Lourenço, Maria Odette Santos Ferreira, António Coutinho, Filipe Duarte Santos e Jorge Miranda.
A relação com o Ensino Superior continua a ser a grande prioridade da política de Responsabilidade Social Corporativa do Santander Totta que, através do Santander Universidades, colabora atualmente com 45 universidades portuguesas.
O Banco investe anualmente em Portugal mais de 5 milhões de euros em ações de responsabilidade social corporativa. Deste investimento, 80% destinou-se ao Ensino Superior, através do apoio ao conhecimento, à Mobilidade Internacional e da concessão de Bolsas de Mérito e Prémios Científicos.
O Banco Santander, através da Divisão Global Santander Universidades, mantém mais de 1.100 acordos de colaboração com universidades e centros de investigação de todo o mundo.