"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ESTUDO SOBRE BIBLIOTECA ANDARILHA DE BEJA GANHA PRÉMIO RAUL PROENÇA 2012

Um trabalho de investigação sobre Biblioteca Andarilha da Biblioteca Municipal de Beja, acaba de ganhar o PRÉMIO RAUL PROENÇA 2012, atribuído pela BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, em parceria com a DGLAB - Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas: O caso da Biblioteca Andarilha de Beja – extensão móvel da Biblioteca Municipal de Beja, de Maria Silvério Morais.


Um trabalho de investigação sobre Biblioteca Andarilha da Biblioteca Municipal de Beja, acaba de ganhar o PRÉMIO RAUL PROENÇA 2012, atribuído pela BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, em parceria com a DGLAB - Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas: O caso da Biblioteca Andarilha de Beja – extensão móvel da Biblioteca Municipal de Beja, de Maria Silvério Morais.

A Biblioteca Municipal de Beja / José Saramago, e em especial o trabalho que a Biblioteca Andarilha desenvolve nas freguesias rurais, está de parabéns.

É um bom exemplo de reconhecimento, através da voz da autora Maria Morais, deste trabalho de extensão bibliotecária, que se iniciou em setembro de 2009, integrado no Programa de leitura em meio rural.

Para além de uma biblioteca itinerante que leva os serviços da Biblioteca Municipal de Beja às 18 Paragens de Leitura das freguesias rurais do concelho de Beja, este serviço desenvolve trabalho de continuidade, no âmbito da mediação leitora, com as escolas e com grupos de mulheres  e de homens, que se juntam em torno dos universos da memória e da leitura.

O Município de Beja dá os parabéns a toda a equipa que garante a saída diária desta Biblioteca Andarilha ao encontro das pessoas das comunidade rurais do concelho de Beja.

O que o Júri disse sobre o estudo que ganhou o prémio?

De entre os 14 trabalhos candidatos ao PRP 2012, foi selecionado o trabalho «As bibliotecas itinerantes como veículo de aproximação às comunidades de meio rural. O caso da Biblioteca Andarilha de Beja – extensão móvel da Biblioteca Municipal de Beja», de Maria Silvério Morais.

O júri deste prémio considera que “(…)O tema proposto é atual e pertinente, numa altura em que problemas como o isolamento e o envelhecimento se agravam, em que funções e serviços de proximidade do Estado central e das autarquias locais sofrem reduções ou são extintos, o que é particularmente sentido no interior do país.(…) Este é um contributo que, ilustrando um aspeto importante do desenvolvimento das bibliotecas públicas portuguesas nas últimas três décadas, sublinha o seu valor e impacto junto de populações que enfrentam obstáculos acrescidos no acesso à cultura e à informação, tendo um importante papel de promotor da inclusão social.”

O júri deste prémio informa também que este trabalho não foi avaliado pela presidente do júri (Maria Paula Santos – presidente da BAD), por existir conflito de interesses já que o trabalho é relativo a um serviço da Biblioteca Municipal na qual é Bibliotecária Municipal.

O que é o Prémio Raul Proença?

O Prémio Raúl Proença, atribuído no valor de 2500,00 Euros foi instituído pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, em 1998, em parceria com a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, "para distinguir trabalhos realizados no âmbito da Biblioteconomia, da Arquivística e da Ciência da Informação, tendo como principais objetivos estimular a investigação e desenvolver o estudo das qualificações, técnicas e práticas profissionais bem como da política, dos programas e recursos nacionais de informação e da sua inserção e interação na sociedade".

Para designar o Prémio, o nome de Raul Proença surgiu natural e pacificamente. Cidadão vertical e grande vulto da cultura portuguesa, Raul Proença foi um destacado bibliotecário, perfilhando conceções modernas, inovador no seu tempo e cuja atividade mereceu mesmo reconhecimento internacional. A vida e a obra de Raul Proença como Homem e enquanto Bibliotecário servirão certamente de inspiração para muitos e excelentes trabalhos candidatos a este prémio, os quais constituirão uma preciosa ajuda para as bibliotecas e os arquivos portugueses melhor definirem os caminhos que terão de percorrer no século XXI e para os respetivos profissionais se posicionarem como atores de primeiro plano na Sociedade da Informação e do Conhecimento.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,339,861