Notícias
FUNDAÇÃO BIENAL DE CERVEIRA APROXIMA-SE DA COMUNIDADE LOCAL
O objetivo consiste em aproximar o público mais adulto da sua região e seus visitantes da Arte Contemporânea e permitir-lhe conhecer os processos criativos da imagem e da cor.
A educação através da arte é, igualmente, uma preocupação da Instituição
e parte importante no processo de desenvolvimento cognitivo emocional das crianças.
O objetivo consiste em aproximar o público mais adulto da sua região e seus visitantes da Arte Contemporânea e permitir-lhe conhecer os processos criativos da imagem e da cor.
A Fundação Bienal de Cerveira tem aberto o período de inscrições para Ateliers de Pintura e Desenho para crianças (6 aos 14 anos) e adultos (a partir 18), sob a coordenação de Filipe Rodrigues. O objetivo consiste em aproximar o público mais adulto da sua região e seus visitantes da Arte Contemporânea e permitir-lhe conhecer os processos criativos da imagem e da cor. A educação através da arte é, igualmente, uma preocupação da Instituição e parte importante no processo de desenvolvimento cognitivo emocional das crianças. Frequentar instituições culturais como museus, centros de arte e ateliers artísticos permite às crianças desenvolver a perceção visual, gerar mais tolerância, conhecer a história da arte, melhorar a memória educativa e desenvolver um pensamento crítico.
Conselho Científico e Assessorias
A Fundação Bienal de Cerveira arrancou o presente ano com novos órgãos sociais, sendo o Conselho Diretivo constituído por João Fernando Brito Nogueira (Presidente), Henrique Silva (Vice-presidente) e José Gonçalves Correia da Silva (Economia e Finanças).
No seguimento das orientações estratégicas da Fundação Bienal de Cerveira para o período de 2013-2017, pretende-se alargar o debate do que é hoje a Bienal de Cerveira e qual o seu futuro, por forma a receber o contributo da comunidade neste processo de aproximação, com ideias e sugestões abrangentes destas duas culturas que representam saberes tradicionais e saberes artísticos.
Encontra-se, ainda, em fase de arranque a instalação de um Conselho Científico, que terá como ponto de partida uma mesa-redonda "O Que é Hoje e qual o Futuro da Bienal de Cerveira", a realizar a 11 de abril, para a qual foram convidadas Instituições do Ensino Superior com ligação à área artística. Pretende-se, com esta ação, debater questões relacionadas com a participação e contribuição destas Instituições na Bienal de Cerveira, não só na divulgação dos seus cursos, como também sobre o plano da investigação da arte e ciência; aproximar novos talentos e artistas profissionais através de oficinas e residências na Bienal de Cerveira e recolher contributos para a reflexão sobre o seu futuro.
Pretende-se, ainda, promover os saberes tradicionais da região do Alto Minho, aproximando artistas e empreendedores do cluster da Bienal de Cerveira.