"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

7 ARTISTAS PLÁSTICOS = GALERIA DE ARTE URBANA NO ESTACIONAMENTO DO FUTURO ALEGRO SETÚBAL

Sete artistas plásticos portugueses aceitaram o desafio da Immochan e integram o Projeto.05 – WORK.ART do “Arte em Toda a Parte”. Bruno Pereira, Carlos Farinha, David Rosado, Israel Guarda, Paulo Romão Brás, Sandro Resende e Rita Melo criaram peças de arte tendo como fonte de inspiração a construção do futuro Alegro Setúbal e como matéria-prima elementos da obra do centro comercial.


PROJETO 05 – WORK.ART
ARTISTAS PLÁSTICOS CONCEBEM PEÇAS DE ARTE COM MATERIAL DA OBRA DO ALEGRO SETÚBAL

Sete artistas plásticos portugueses aceitaram o desafio da Immochan e integram o Projeto.05 – WORK.ART do “Arte em Toda a Parte”. Bruno Pereira, Carlos Farinha, David Rosado, Israel Guarda, Paulo Romão Brás, Sandro Resende e Rita Melo criaram peças de arte tendo como fonte de inspiração a construção do futuro Alegro Setúbal e como matéria-prima elementos da obra do centro comercial.

As peças podem ser vistas a partir de hoje, no novo parque de estacionamento do futuro Centro Comercial Alegro Setúbal. Pintura, escultura, fotografia e instalação sobre e com material de obra são apenas alguns exemplos das intervenções que foram criadas. 

WORK.ART é um exercício plástico de descontextualização, de inversão, de alternância de leitura, codificação. Uma visão reveladora e de transgressão. Ângulos de leitura inversos, conceitos conexos, interpretações livres.

Esta é mais uma iniciativa integrada no projeto “Arte em Toda a Parte”, da responsabilidade da Immochan,  que conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e visa consolidar a Arte e a Cultura como um eixo estratégico no posicionamento da marca Alegro, em perfeito alinhamento e sintonia com tudo aquilo que os Centros Comerciais Alegro vêm realizando.

O “Arte em Toda a Parte” assume-se como um projeto de natureza artística que ao longo de mais de um ano promoverá a realização de intervenções artísticas no município de Setúbal, bem como a conceção e exposição de obras de arte em espaços públicos, entre muitas outras iniciativas.

O projeto contará com a participação de artistas portugueses consagrados e artistas locais (região de Setúbal), tendo sempre uma componente de integração e participação da população setubalense. De salientar que as obras realizadas durante o projeto serão integradas na arquitetura do futuro Centro Comercial Alegro Setúbal.

Até agora o “Arte em Toda a Parte” apresentou 4 projetos: Projeto 01 – ART IN PROGRESS (intervenções nos tapumes da obra do Alegro Setúbal); Projeto 02 – ALEGRO HAPENNINGS (recolha de resíduos para criação de escultura. Bisnau é um golfinho de 5 metros que está agora no Parque Urbano de Albarquel em Setúbal); Projeto 03 – ART’IN’MOTION (intervenções nas betoneiras da obra do Centro Comercial Alegro Setúbal) e Projeto 04 – STREET’ART (mural de 20m criado no Auditório José Afonso em homenagem ao conhecido fotógrafo setubalense Américo Augusto Ribeiro).


Rita Melo

Sobre a IMMOCHAN e a marca Alegro
A Immochan promove, investe, comercializa e gere conjuntos comerciais de diversos formatos. Depois do Alegro Alfragide (2007) e do Alegro Castelo Branco (2008), a Immochan deu início à construção do terceiro centro comercial da marca, o Alegro Setúbal, com inauguração prevista para o próximo ano. Alegro é um novo conceito de espaços comerciais dotados de uma vida e atmosfera especiais. Este conceito traduz-se numa proposta universalista, porque se destina a todas as pessoas e a todos os elementos da família e porque responde a uma diversidade de possibilidades: Conviver, Passear, Divertir, Conhecer, Comprar. Alegro é um espaço de caráter simultaneamente comercial e social, quase um espaço público que permite uma rede infinita de fluxos, intercâmbios, relações, traduzida numa experiência gratificante. A marca destaca-se, assim, pela sua personalidade alegre, divertida, sociável, dinâmica e acolhedora, fazendo com que o consumidor se sinta como em sua casa.

Sobre as diferentes obras

1. ARTISTA: BRUNO PEREIRA
Título: DIVA
"O meu projeto chama-se Diva. Traça o início e fim objetivo da construção de um Centro Comercial. É como um espelho, um reflexo, uma iluminação do ser humano e do seu eu. Do cimento bruto à luz do ego"

2. ARTISTA: CARLOS FARINHA
Título: VAMOS ÀS COMPRAS
"A minha participação no WORK.ART desenvolve-se em 2 fases distintas que se interligam. A primeira de cariz performativo, correspondeu ao ato de ter de criar e fazer algo ao mesmo tempo que o próprio centro comercial se construía. De galochas, capacete e todas as suas condicionantes, trabalhando no local, num "happening" em que os trabalhadores eram o público. A segunda fase está diretamente relacionada com o resultado plástico dessa intervenção com o título "Vamos às compras". Tudo parte de uma pergunta, o que se faz num parque de estacionamento de um centro comercial? Em resposta resolvi de uma forma literal apresentar 3 figuras a caminho do centro comercial."

3. ARTISTA: DAVID ROSADO
Título: RIDE THE LIGHTING
“Questão do confronto entre arte urbana e arte contemporânea, onde o interesse neste trabalho específico foi a inclusão de pinturas num espaço de parque de estacionamento, à qual os elementos gráficos, urbanos e de caráter cinematográficos e outros se interligam numa tentativa de criar dinâmicas espaciais e de harmonia estrutural. Este exercício permite levantar questões de como a arte contemporânea se pode analisar numa situação de permanente mutação”.

4. ARTISTA: ISRAEL GUARDA
Título: ANIMAIS DOMÉSTICOS
“O conceito por detrás destes trabalhos é a transposição de impressões transfiguradas do meu quotidiano num espaço neutro: uma garagem de um centro comercial. As fotografias apresentam sobreposição de diversas imagens e a utilização de diversos filtros com forte saturação cromática. No conjunto permitem criar um ambiente simultaneamente familiar e estranho. A ideia geral passou por destacar o antagonismo entre a perspetiva global: a escala alargada do espaço e a perspetiva local: a microescala de um boneco ou de um pequeno inseto”.

5. ARTISTA: RITA MELO
Título: TRANSIÇÃO
“Remete-nos para uma constante sinestesia entre a construção da obra do Centro Comercial contraposto com um olhar imagético no futuro em que personagens começam a habitar o espaço”.

6. ARTISTA: ROMÃO BRÁS
Título: A.S. #1-3
Como imagina o Centro Comercial após a sua conclusão? Este é o ponto de partida para o projeto “A.S.#1-3”. Foi pedido a 3 trabalhadores da obra do centro comercial Alegro Setúbal que executassem, a partir de restos de materiais existentes na obra, uma escultura/construção na qual tentassem responder ao desafio proposto. "Se ainda há arte, ela está onde menos se espera” - Robert Musil.

7. ARTISTA: SANDRO RESENDE
Título: 14 ANOS NO ASILIO
"Uma de uma série de fotografias (20), procuram explorar 15 anos de trabalho no Hospital Júlio de Matos. O registo imediato de um espaço desconjurado com uma presença pictórica agressiva. Aqui a construção de um trabalho em balanço da construção relacional e pessoal (Alegro)".

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Seraphina - Uma aventura da cidade para o campo"

A Yellow Star Company apresenta o espetáculo sensorial e musical concebido especificamente para bebés dos 0 aos 4 anos no Auditório Taguspark, em Oeiras, e para a sessão de 7 de dezembro (sábado), às 10h30, temos para oferta 2 packs de família até 3 pessoas cada.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,242,212