"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

7 ARTISTAS PLÁSTICOS = GALERIA DE ARTE URBANA NO ESTACIONAMENTO DO FUTURO ALEGRO SETÚBAL

Sete artistas plásticos portugueses aceitaram o desafio da Immochan e integram o Projeto.05 – WORK.ART do “Arte em Toda a Parte”. Bruno Pereira, Carlos Farinha, David Rosado, Israel Guarda, Paulo Romão Brás, Sandro Resende e Rita Melo criaram peças de arte tendo como fonte de inspiração a construção do futuro Alegro Setúbal e como matéria-prima elementos da obra do centro comercial.


PROJETO 05 – WORK.ART
ARTISTAS PLÁSTICOS CONCEBEM PEÇAS DE ARTE COM MATERIAL DA OBRA DO ALEGRO SETÚBAL

Sete artistas plásticos portugueses aceitaram o desafio da Immochan e integram o Projeto.05 – WORK.ART do “Arte em Toda a Parte”. Bruno Pereira, Carlos Farinha, David Rosado, Israel Guarda, Paulo Romão Brás, Sandro Resende e Rita Melo criaram peças de arte tendo como fonte de inspiração a construção do futuro Alegro Setúbal e como matéria-prima elementos da obra do centro comercial.

As peças podem ser vistas a partir de hoje, no novo parque de estacionamento do futuro Centro Comercial Alegro Setúbal. Pintura, escultura, fotografia e instalação sobre e com material de obra são apenas alguns exemplos das intervenções que foram criadas. 

WORK.ART é um exercício plástico de descontextualização, de inversão, de alternância de leitura, codificação. Uma visão reveladora e de transgressão. Ângulos de leitura inversos, conceitos conexos, interpretações livres.

Esta é mais uma iniciativa integrada no projeto “Arte em Toda a Parte”, da responsabilidade da Immochan,  que conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e visa consolidar a Arte e a Cultura como um eixo estratégico no posicionamento da marca Alegro, em perfeito alinhamento e sintonia com tudo aquilo que os Centros Comerciais Alegro vêm realizando.

O “Arte em Toda a Parte” assume-se como um projeto de natureza artística que ao longo de mais de um ano promoverá a realização de intervenções artísticas no município de Setúbal, bem como a conceção e exposição de obras de arte em espaços públicos, entre muitas outras iniciativas.

O projeto contará com a participação de artistas portugueses consagrados e artistas locais (região de Setúbal), tendo sempre uma componente de integração e participação da população setubalense. De salientar que as obras realizadas durante o projeto serão integradas na arquitetura do futuro Centro Comercial Alegro Setúbal.

Até agora o “Arte em Toda a Parte” apresentou 4 projetos: Projeto 01 – ART IN PROGRESS (intervenções nos tapumes da obra do Alegro Setúbal); Projeto 02 – ALEGRO HAPENNINGS (recolha de resíduos para criação de escultura. Bisnau é um golfinho de 5 metros que está agora no Parque Urbano de Albarquel em Setúbal); Projeto 03 – ART’IN’MOTION (intervenções nas betoneiras da obra do Centro Comercial Alegro Setúbal) e Projeto 04 – STREET’ART (mural de 20m criado no Auditório José Afonso em homenagem ao conhecido fotógrafo setubalense Américo Augusto Ribeiro).


Rita Melo

Sobre a IMMOCHAN e a marca Alegro
A Immochan promove, investe, comercializa e gere conjuntos comerciais de diversos formatos. Depois do Alegro Alfragide (2007) e do Alegro Castelo Branco (2008), a Immochan deu início à construção do terceiro centro comercial da marca, o Alegro Setúbal, com inauguração prevista para o próximo ano. Alegro é um novo conceito de espaços comerciais dotados de uma vida e atmosfera especiais. Este conceito traduz-se numa proposta universalista, porque se destina a todas as pessoas e a todos os elementos da família e porque responde a uma diversidade de possibilidades: Conviver, Passear, Divertir, Conhecer, Comprar. Alegro é um espaço de caráter simultaneamente comercial e social, quase um espaço público que permite uma rede infinita de fluxos, intercâmbios, relações, traduzida numa experiência gratificante. A marca destaca-se, assim, pela sua personalidade alegre, divertida, sociável, dinâmica e acolhedora, fazendo com que o consumidor se sinta como em sua casa.

Sobre as diferentes obras

1. ARTISTA: BRUNO PEREIRA
Título: DIVA
"O meu projeto chama-se Diva. Traça o início e fim objetivo da construção de um Centro Comercial. É como um espelho, um reflexo, uma iluminação do ser humano e do seu eu. Do cimento bruto à luz do ego"

2. ARTISTA: CARLOS FARINHA
Título: VAMOS ÀS COMPRAS
"A minha participação no WORK.ART desenvolve-se em 2 fases distintas que se interligam. A primeira de cariz performativo, correspondeu ao ato de ter de criar e fazer algo ao mesmo tempo que o próprio centro comercial se construía. De galochas, capacete e todas as suas condicionantes, trabalhando no local, num "happening" em que os trabalhadores eram o público. A segunda fase está diretamente relacionada com o resultado plástico dessa intervenção com o título "Vamos às compras". Tudo parte de uma pergunta, o que se faz num parque de estacionamento de um centro comercial? Em resposta resolvi de uma forma literal apresentar 3 figuras a caminho do centro comercial."

3. ARTISTA: DAVID ROSADO
Título: RIDE THE LIGHTING
“Questão do confronto entre arte urbana e arte contemporânea, onde o interesse neste trabalho específico foi a inclusão de pinturas num espaço de parque de estacionamento, à qual os elementos gráficos, urbanos e de caráter cinematográficos e outros se interligam numa tentativa de criar dinâmicas espaciais e de harmonia estrutural. Este exercício permite levantar questões de como a arte contemporânea se pode analisar numa situação de permanente mutação”.

4. ARTISTA: ISRAEL GUARDA
Título: ANIMAIS DOMÉSTICOS
“O conceito por detrás destes trabalhos é a transposição de impressões transfiguradas do meu quotidiano num espaço neutro: uma garagem de um centro comercial. As fotografias apresentam sobreposição de diversas imagens e a utilização de diversos filtros com forte saturação cromática. No conjunto permitem criar um ambiente simultaneamente familiar e estranho. A ideia geral passou por destacar o antagonismo entre a perspetiva global: a escala alargada do espaço e a perspetiva local: a microescala de um boneco ou de um pequeno inseto”.

5. ARTISTA: RITA MELO
Título: TRANSIÇÃO
“Remete-nos para uma constante sinestesia entre a construção da obra do Centro Comercial contraposto com um olhar imagético no futuro em que personagens começam a habitar o espaço”.

6. ARTISTA: ROMÃO BRÁS
Título: A.S. #1-3
Como imagina o Centro Comercial após a sua conclusão? Este é o ponto de partida para o projeto “A.S.#1-3”. Foi pedido a 3 trabalhadores da obra do centro comercial Alegro Setúbal que executassem, a partir de restos de materiais existentes na obra, uma escultura/construção na qual tentassem responder ao desafio proposto. "Se ainda há arte, ela está onde menos se espera” - Robert Musil.

7. ARTISTA: SANDRO RESENDE
Título: 14 ANOS NO ASILIO
"Uma de uma série de fotografias (20), procuram explorar 15 anos de trabalho no Hospital Júlio de Matos. O registo imediato de um espaço desconjurado com uma presença pictórica agressiva. Aqui a construção de um trabalho em balanço da construção relacional e pessoal (Alegro)".

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,339,717