"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CTB PARTE EM DIGRESSÃO PARA O BRASIL

De 20 a 23 de março a Companhia de Teatro de Braga estará no Brasil para apresentar duas das suas produções, Concerto "à la Carte" de Franz Xaver Kroetz e Conversa com o Homem Roupeiro de Ian McEwan. Esta digressão insere-se na Mostra "Teatro Contemporâneo Português" que decorre durante o mês de março na cidade de São Paulo. As apresentações terão lugar no Teatro Popular João Caetano.



A Companhia de Teatro de Braga apresenta no final do mês de março
dois espetáculos no Teatro Popular João Caetano em São Paulo, Brasil.

De 20 a 23 de março a Companhia de Teatro de Braga estará no Brasil para apresentar duas das suas produções, Concerto "à la Carte" de Franz Xaver Kroetz e Conversa com o Homem Roupeiro de Ian McEwan. Esta digressão insere-se na Mostra "Teatro Contemporâneo Português" que decorre durante o mês de março na cidade de São Paulo. As apresentações terão lugar no Teatro Popular João Caetano.

Nos dias 20 e 21 será apresentado Conversa com o Homem Roupeiro, um espetáculo para maiores de 16 anos com interpretação de Rui Madeira.

"Em Conversa com o Homem Roupeiro estamos quase no fim ou no fim mesmo do caminho. A disponibilidade para a Luta já terminou. A conversa inicia-se depois da batalha perdida e com o personagem assumidamente derrotado. Exausto. Já não come, não se veste, não paga a renda, não ousa sair… bate punhetas. É um número. Cabe num qualquer ficheiro, em qualquer armário. Está disponível para se entregar e ser manipulado. A quem e por quem? Ao e pelo Estado, claro!

Através dum humor requintadamente negro, McEwan instala o personagem numa perspetiva paradigmática e perversa. A máxima responsabilização do Estado no momento exato em que esse mesmo Estado se demite das suas funções perante o cidadão. O personagem/cidadão diz: estou aqui, fiz tudo o que estava humanamente ao meu alcance para ser normal. Acreditei no vosso discurso. Não funcionou. ok! Eu já não aguento mais. Agora a responsabilidade é totalmente vossa. Estou consciente e disponível. Matem-me! Não preciso da vossa liberdade, não me governo com ela, “ na verdade, lembro-me agora de por vezes ter desejado menos liberdade. A liberdade condicional não me paga a comida e a renda. Quero ser pequeno, não quero este barulho e estas pessoas à minha volta. Quero estar longe disso tudo, no escuro”. Esqueçam-se de mim." (Rui Madeira)

autor Ian McEwan | adaptação Luísa Santos Costa | elenco André Laires, Rui Madeira | instalação teatral Alberto Péssimo, Rui Madeira | figurinos Sílvia Alves | desenho de luz Fred Rompante | criação de ambiente sonoro Pedro Pinto* | design gráfico Carlos Sampaio | fotografia Paulo Nogueira
*Centro de Criação de Vídeo e de Som RODAVIVA

Concerto "à la Carte" será apresentado nos dias 22 e 23 de março. Este é um espetáculo performativo que conta com a interpretação da atriz Ana Bustorff e que foi recentemente apresentado na cidade de Barcelos. Esta apresentação teve lugar no Teatro Gil Vicente no dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher), tendo constituído, por isso, um tributo à Mulher.

“«É preciso estar satisfeito. A insatisfação é uma doença.»

Ana Bustorff volta à Companhia para uma grande performance.
Um texto único para uma atriz única.
Um espetáculo construído em partitura de silêncios.
O teatro já passou e a Vida é vivida tal qual é.

Há ecos e silêncios que a Vida produz: são a música do tempo e do lugar.
Habitamos e vivemos, cada vez mais, um mundo que é só nosso.
Livres e prisioneiros das nossas cabeças. Agimos. Organizamos e reorganizamos um Caos.
Reconstituímo-nos no Silêncio. 

Depois de BACANTES e antes de PESAR, a CTB continua na pista de um “théàtre de femmes”, como lhe chamou Kroetz." (Rui Madeira)

Autor Franz Xaver Kroetz | tradução Maria Adélia Silva Melo | encenação Rui Madeira | elenco Ana Bustorff | assistentes de encenação Frederico Bustorff Madeira, Solange Sá | cenografia e design gráfico Carlos Sampaio | figurinos Sílvia Alves | desenho de luz Fred Rompante | desenho de som Pedro Pinto | fotografia Paulo Nogueira
[Utilização do programa n.º 56 – “Paixões Cruzadas” de António Macedo e António Cartaxo, emitido pela Antena 1]

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,340,389