"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"VIOLETA", O CINEMA FEMINISTA À PROCURA DE FINANCIAMENTO

A campanha de crowdfunding, que tem como objetivo angariar 800 euros, já foi lançada e estende-se até ao final de abril. Está online na plataforma Indiegogo, um site internacional que permite ao projeto começar já a conhecer outros horizontes.



® Raquel Carvalho

Filme português recorre ao crowdfunding para obter financiamento

O filme “Violeta” encontra-se em fase de produção e procura a ajuda dos apreciadores de cinema e dos interessados pela temática feminista, além dos amigos, para impulsionarem o projeto com ajuda financeira.

A campanha de crowdfunding, que tem como objetivo angariar 800 euros, já foi lançada e estende-se até ao final de abril. Está online na plataforma Indiegogo, um site internacional que permite ao projeto começar já a conhecer outros horizontes.

Violeta, a protagonista deste filme de produção nacional, é uma mulher de cinquenta e poucos anos que vive fechada em si, no seu mundo, na sua rotina. Tendo como mote o olhar desta mulher - a única personagem do filme - Rafaela procura envolver o espectador no mundo feminino, já que, como afirma, “pensar a mulher ainda não é um assunto esgotado, refletir sobre a condição feminina ainda faz sentido”.

A proposta de Rafaela Morgado gira em torno do olhar introspetivo, da maneira como a mulher se vê. Diz até que “a mulher tem de se olhar, ver e ser ela em prol de um conhecimento maior de si própria, do outro e da sociedade”, e é esse olhar que o filme “Violeta” explora.

Chegar mais longe

Aos investidores, resta escolher a quantia que querem doar - são aceites doações a partir de um euro. Dependendo da quantia investida neste projeto, a produção do filme oferece a menção como apoiante nos créditos finais do filme, a oportunidade de ver o filme numa sessão exclusiva a convidados ou até a participação numa sessão com a realizadora para mergulhar a fundo no universo de “Violeta”.

Com este impulso financeiro, Rafaela Morgado ambiciona exibir o filme em vários festivais de cinema, em certames feministas e até mesmo “levar o filme ao México, a terra natal da atriz Andrea Gabilondo, que dá corpo a Violeta”.

Se ficou curioso, visite a página do filme no Facebook www.facebook.com/violetadoc ou a campanha no Indiegogo www.igg.me/at/violeta

Sinopse:
Uma mulher, como reflexo de tantas outras, Violeta. Ela é casada, vive fechada em si, no seu mundo, na sua rotina. Um dia olha-se. Vê. Vê um reflexo. Mas não se vê.
O desempenho das tarefas domésticas fazem desenrolar uma reflexão à procura da definição do que faz tornar mulher – o auto-olhar.

Rafaela Morgado nasce em 1988, no Porto. Sempre estudou artes até se licenciar em Artes Digitais e Multimédia.
Fez parte da equipa do filme “A Rua da Estrada”, uma curta-metragem da Graça Castanheira.
Continua a estudar, agora no mestrado em Cinema Documental na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo no Porto. Estreia-se na realização com “Violeta”, sob a orientação de Jorge Campos e coorientação de Pedro Sena Nunes.

Andrea Gabilondo é natural da Cidade do México e naturalizada Portuguesa. Formou-se em dança clássica e contemporânea, é mestre em coreografia e participou em diversos cursos de teatro. Em Portugal, trabalhou durante três anos na Companhia de Dança de Lisboa, sob a direção de Rui Horta. Tem sido professora convidada pela Companhia de Dança de Aveiro, Escola Superior de Dança de Lisboa, Escola de Música de Espinho, Escola de Dança de Guimarães.  

Contactos:
Realização/Produção - Rafaela Morgado
rafaela.g.morgado.s@gmail.com
violeta.filme@gmail.com
917654736

DAI | ESMAE | IPP
estaginternos@sc.ipp.pt
225571010 ext.1233

Links úteis:
Campanha crowdfunding - www.igg.me/at/violeta
Facebook - www.fb.com/violetadoc
Twitter - www.twitter.com/violetafilme
Linkedin realizadora - http://pt.linkedin.com/in/rafaelamorgado

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,340,519