Notícias
TNDM II ADQUIRE ESPÓLIO FOTOGRÁFICO DE JOSÉ MARQUES
No final do ano de 2013, o Teatro Nacional D. Maria II adquiriu o espólio fotográfico de José Marques, um dos mais importantes nomes da fotografia de Teatro em Portugal, constituído por mais de 100.000 imagens, na sua grande maioria de Teatro, mas também de vida social (sobretudo pós-25 de abril).
O Teatro Nacional D. Maria II tem vindo ao longo dos anos a enriquecer o seu fundo documental, através de aquisições e doações feitas à Biblioteca|Arquivo, serviço especializado em Teatro e Artes Performativas em geral, e na história do TNDM II em particular.
No final do ano de 2013, adquiriu o espólio fotográfico de José Marques, um dos mais importantes nomes da fotografia de Teatro em Portugal, constituído por mais de 100.000 imagens, na sua grande maioria de Teatro, mas também de vida social (sobretudo pós-25 de abril). Neste momento, encontra-se em fase de tratamento, prevendo-se a sua posterior disponibilização ao público.
Durante cerca de 30 anos, José Marques fotografou os espetáculos e as estreias do D. Maria II, bem como de outros Teatros e Companhias como os Teatros do Parque Mayer (Maria Vitória, Capitólio, Variedades e ABC), o Teatro Municipal São Luiz, a Casa da Comédia, o Teatro Experimental de Cascais, o Teatro Adoque, entre outros.
Dando cumprimento à sua missão de Teatro Nacional, a Biblioteca|Arquivo do D. Maria II dará continuidade à política de aquisições de documentação considerada relevante pela sua raridade ou carácter único.
Uma das fotografias recolhidas pelo fotógrafo José Marques no interior da sala do TNDM II, após o incêndio de 1964. Amélia Rey Colaço e Mariana Rey Monteiro escutam palavras de conforto de Mestre Joaquim (à altura, diretor técnico do Teatro), juntamente com outros atores e funcionários do D. Maria II: Varela Silva, Lucien Donnat, entre outros.