"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ECLIPSE EM PORTUGAL - TOP 10 CINEMAS

A estreia do filme português "Eclipse em Portugal" aconteceu na passada quinta-feira, 20 de fevereiro, e o mesmo ficou posicionado no top 10 dos filmes mais vistos no fim de semana, primeiros 4 dias de exibição. Resultados oficiais do ICA.

 

A estreia do filme português "Eclipse em Portugal" aconteceu na passada quinta-feira, 20 de fevereiro, e o mesmo ficou posicionado no top 10 dos filmes mais vistos no fim de semana, primeiros 4 dias de exibição. Resultados oficiais do ICA.

Podem acompanhar a tour dos atores pelas salas de cinema através da página oficial no facebook – através das fotografias bem como da reação do público que se tem manifestado e elogiado o filme.

Os últimos dias da Tour:

26 de fevereiro - Cascais Shopping, 22h30

28 de fevereiro - Campo Pequeno, 21h00

28 de fevereiro - Fórum Sintra, 22h30

28 de fevereiro - Cascais Shopping, 23h00

1 de março - Cineplace Portimão, 17h00

1 de março - Cineplace Albufeira, 21h00

2 de março - Barreiro, 17h00

 

Sinopse

"Tó-Quim é um adolescente aparentemente normal, até ao dia em que entra para uma banda de black-metal, pela mão de um amigo e conhece Anita a baterista, por quem acaba por se apaixonar. Filho único de um casal de médicos, deixa crescer o cabelo e a sua indumentária passa a ser negra com aplicações metálicas. Tudo corre na normalidade até o dia em que o eclipse do século se dá, a 11 de agosto de 1999, e o Vale de Rosas acorda com um pesadelo sangrento.

Tó-Quim mata os pais à facada... 33 golpes profundos no pai e 10 na mãe, mais concretamente. O povo fica incrédulo e quanto a problemas com a família, todos dizem que eram pessoas normais, muito educadas e que o pai até deixava migalhas de bolachas entre Aveiro e o Vale de Rosas, para o caso do gatinho se perder, saber assim voltar para casa.

O médico legista responsável pela autópsia, diz que é impossível a chacina ser obra de uma só pessoa. A população atribui o maquiavélico plano a Anita, que a acusam a ela e à banda, de serem adoradores satânicos. A Judiciária não consegue defender a teoria do médico legista e as evidências tornam-se secundárias... O povo horrorizado quer justiça! O tribunal condena Tó-Quim a pena máxima. Já cumpriu 10 anos e mostra-se diferente e arrependido. É sapateiro na prisão! Diz que conheceu deus, finalmente... Antes de ser preso trabalhava como ferreiro. Em entrevistas várias mostra a sua revolta por Anita o ter abandonado e culpa-a de ter sido a mentora de todo o crime. Uma senhora mistério, tem visitado Tó-Quim no estabelecimento prisional de Coimbra. Um dia Tó-Quim sai da prisão e volta à sua cidade natal. Está redimido e devoto a deus... Volta a trabalhar como ferreiro. Anita tem uma sex-shop, de nome: "Satanita", em Aveiro. Curiosamente em Vale de Rosas, o cangalheiro faz caixões muito especiais...

São réplicas perfeitas de modelos de automóveis, marca, cor e modelo, à vontade do freguês. Bizarro também é um rebanho de cabras que atravessa o filme todo com o olhar penetrante do bode "cabrão" e os chamamentos constantes do estranho pastor. Nunca se compreende bem o que levou Tó-Quim a cometer tal aberração... Diz-se que queria ficar com o seguro do pai, para satisfazer a ambição desmedida de Anita. Tó-Quim alimentou uma angústia vingativa por Anita o ter abandonado completamente, depois dele ter executado tão horrível feito, como prova da sua dedicação cega a ela. Mas Tó-Quim guardou um segredo consigo ao longo de todos estes anos... Ficou com o boletim do totoloto premiado do pai, do qual, Anita nunca soube da sua existência. No entanto o seu segredo de nada vale agora, pois expirou o prazo para reclamar o prémio há muito tempo... Pormenor que Tó-Quim deixou escapar, com o contratempo da prisão máxima a que foi sujeito. Tó-Quim não tem nada e nada a perder... Uma série de flash-back's começam a invadir a mente de Tó-Quim, com os horrores arrepiantes cometidos no passado.

No final iremos descortinar a identidade da senhora mistério que o visitou ao longo dos anos na prisão, que é afinal a mãe de Anita, sua amante também! Anita e o amigo da banda, agora amantes têm um acidente mortal de carro, quando quase atropelam um gatinho preto na Estrada Nacional 111, depois de terem morto uma repórter metediça. A mãe de Anita não teve melhor sorte e é encontrada morta, um dia após a noite da consoada, com a cabeça decepada em cima da mesa, ao lado do peru de natal, recheado! O padre da terra esse, é enterrado num dos estranhos caixões já tradicionais da terra... É um Smart descapotável, que embora utilitário, tem full extras. Antes do padre descer à sua última morada, Tó-Quim fecha uma última vez a capota do utilitário/caixão e em picado grua, vemos o padre no interior com um machado enterrado mesmo entre os olhos! Levava o cinto de segurança colocado, vê-se... De Tó-Quim nada mais se sabe mas, parece mesmo coisa do diabo... Numa próxima sexta-feira 13, poderemos assistir ao final deste filme com o bode a olhar para nós, enquanto pisca os olhos encarnados de sangue. Em off ouviremos também no final o pastor dizer:

Pastor

Eia cabrão... Ehhh, filho dum cabrão!"

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,342,458