Notícias
JOVEM ESCRITOR PORTUGUÊS HOMENAGEADO NO BRASIL
Samuel Pimenta, escritor de 23 anos, foi indicado pela "Literarte - Associação Internacional de Escritores e Artistas", com sede no Brasil, para receber a Comenda Luís Vaz de Camões.
Samuel Pimenta, escritor de 23 anos, foi indicado pela "Literarte - Associação Internacional de Escritores e Artistas", com sede no Brasil, para receber a Comenda Luís Vaz de Camões. O escritor português é um dos convidados em destaque naquele que será o maior encontro de escritores, poetas e artistas do Brasil, o “Sarau Nacional”, onde será entregue a comenda, a acontecer na Usina do Gasômetro de Porto Alegre, no âmbito das Comemorações dos 800 anos da Língua Portuguesa, nos dias 18 e 19 de julho.
"O Samuel tem-se destacado pela militância cultural e pela valorização da lusofonia e dos novos escritores. Além disso, alguns dos prémios literários que já conquistou demonstram que é um dos novos valores literários da Língua Portuguesa.", explica Izabelle Valladares, Presidente da Literarte.
Samuel Pimenta estará no Brasil cerca de dois meses para promover a sua escrita junto de escolas e universidades, bem como na Bienal do Livro de S. Paulo, em agosto.
"Será uma ótima oportunidade para me aproximar e retribuir o apoio dos leitores brasileiros que me acarinham desde o início, quando me limitava a partilhar os meus textos no meu blog.", diz Samuel Pimenta.
O jovem escritor foi convidado, também, para assumir funções como Presidente do Núcleo Académico de Letras e Artes de Lisboa, entidade que reunirá personalidades do mundo académico e cultural lusófono, uma outra forma de a Literarte demonstrar o reconhecimento pelo seu trabalho.
"O Núcleo pretende homenagear académicos, escritores e artistas que se têm destacado pelo seu trabalho e o Samuel parece-nos a pessoa indicada para assumir o papel de presidente, pela sua visão jovem e vontade de querer levar a Língua Portuguesa mais longe, de uma forma rigorosa e meritória.", diz Izabelle Valladares.
A Literarte estará em Portugal em março para destacar vários escritores e artistas portugueses e lusófonos, numa cerimónia que acontecerá na sede da CPLP, dia 27 de março, pelas 16h.
"No dia da cerimónia, vamos marcar, também, a abertura da nossa primeira delegação, em Lisboa, e convidámos o Samuel a assumir a representação oficial da Literarte em Portugal. ", acrescenta Izabelle Valladares.
Samuel Pimenta é originário de Alcanhões, vila do Concelho de Santarém, e soma já alguns prémios literários, sendo o mais recente o Prémio Jovens Criadores 2012. Em março, estará num encontro de poetas na Galiza, em maio no Salão do Livro de Genebra e, em outubro, volta à Feira do Livro de Frankfurt, onde apresentou o seu primeiro livro de poesia em 2013, "Geo Metria", que será publicado em breve em Portugal, pela editora "Livros de Ontem".
Mais informações:
http://www.grupoliterarte.com.br