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ROLHA DE CORTIÇA NO PALCO DO DESIGN MUSEUM, EM LONDRES

A cortiça portuguesa volta a mostrar-se em Londres. Fruto de uma parceria com a Corticeira Amorim, ocupa, até 4 de maio, um lugar de destaque na exposição In the Making, do Design Museum, que apresenta 24 objetos semimanufaturados e traz para este conceituado palco a estética do objeto inacabado.


Integra restrito grupo de objetos que compõem a exposição “In the Making”

A cortiça portuguesa volta a mostrar-se em Londres. Fruto de uma parceria com a Corticeira Amorim, ocupa, até 4 de maio, um lugar de destaque na exposição In the Making, do Design Museum, que apresenta 24 objetos semimanufaturados e traz para este conceituado palco a estética do objeto inacabado.

Comissariada pelos internacionalmente aclamados designers Edward Barber e Jay Osgerby, In the Making foca a rolha, através de um traço de cortiça semitransformado, uma opção que evidencia a singularidade do processo de transformação desta matéria-prima natural. Desta forma, torna-se intuitiva a perceção do valor premium associado a este nobre objeto.

Na sua apresentação, Edward Barber e Jay Osgerby destacam que a rolha de cortiça é “talvez o mais simples de todos os objetos expostos. Extraída do sobreiro, a cortiça é retirada em ciclos de 9 anos e necessita de tempo para atingir a espessura ideal para se transformar numa rolha”, acrescentando que “Escolhemos parar a produção quando o traço de cortiça está apenas parcialmente aproveitado, evidenciando tanto a beleza da matéria-prima, como o objeto propriamente dito.”

O conjunto de objetos selecionados tem em comum um fator distintivo ou uma qualidade inesperada, mais facilmente identificados antes de assumirem a sua forma final. A exposição capta assim um instante peculiar e não convencional do tempo de produção de uma diversidade de objetos, entre os quais uma bola de ténis ou um bastão de cricket, uma moeda ou uma nota e até mesmo um diamante.

A exposição transmite assim um fascínio de diálogo permanente dos designers com o processo de transformação, que é tão característico do seu trabalho. Ao longo da sua carreira, Edward Barber e Jay Osgerby sempre demonstraram um interesse anormal pelo processo de produção. A forma como os objetos são criados teve uma profunda influência sobre eles e foi uma contínua inspiração para o seu trabalho.    

Como os próprios destacam “Sempre nos fascinou o processo de produção. Esta exposição é uma plataforma para capturar um momento congelado no processo de produção e revelar um objeto do quotidiano no seu estado inacabado. Muitas vezes, o objeto é tão bonito, se não mais, do que o produto final”. 

Sobre Edward Barber e Jay Osgerby

Os internacionalmente aclamados designers Edward Barber e Jay Osgerby fundaram o seu estúdio com sede em Londres, em 1996, depois de se formarem em Londres, no Royal College of Art. A sua abordagem multidisciplinar desafia os limites do design industrial, arquitetura e arte. No seu portfolio diversificado estão incluídas coleções para Knoll, Vitra, B & B Italia, Cappellini, Venini  e Flos, obras de edição limitada e comissões públicas, incluindo a Tocha Olímpica de 2012 e uma nova moeda de £ 2 concebida para o Royal Mint. O seu trabalho integra coleções permanentes de museus em todo o mundo.

Ambos foram premiados OBEs na lista de Honra do Aniversário da Rainha em 2013 pelos seus serviços para a indústria de design e são Royal Designers para Indústria (RDI), Doutores honorários de Artes e, mais recentemente, foram premiados com o Chairman Award pelo Institution of Engineering Designers

Sobre o Design  Museum:

O Museu do Design é o principal museu do mundo dedicado à arquitetura e design. O museu foi inaugurado em 1989 e o seu trabalho abrange todas as áreas de design, incluindo moda, produto e design gráfico. O museu já foi sede de exposições que apresentaram alguns dos mais importantes e pioneiros projetos, nomeadamente dos artistas Paul Smith, Zaha Hadid, Jonathan Ive e Dieter Rams. O Museu do Design prevê mudar-se da sua localização atual em Shad Thames para o antigo prédio do Instituto Commonwealth em Kensington, na zona oeste de Londres. O projeto deverá ficar concluído até 2015. O designer líder John Pawson converterá o interior do Instituto Commonwealth criando um novo lar para o Design Museum, triplicando o seu espaço, possibilitando maior amplitude e variedade de exposições, apresentando a sua coleção de classe mundial e ampliando o seu programa de aprendizagem.   

Sobre Corticeira Amorim SGPS, S.A.:

Tendo iniciado a sua atividade no século XIX, a Corticeira Amorim tornou-se na maior empresa transformadora de produtos de cortiça do mundo, gerando um volume de negócios superior a 500 milhões de euros em 103 países. A Corticeira Amorim e as suas subsidiárias fazem parte de um esforço concertado para a conservação e preservação de milhões de sobreiros espalhados pela bacia do Mediterrâneo. Temos orgulho da nossa contribuição na correta utilização desta importante floresta que desempenha um papel fundamental na fixação de CO2, na preservação da biodiversidade e no combate à desertificação. Para saber mais informação convidamo-lo a visitar páginas informativas na Internet como

www.amorim.com ou www.amorimcork.com

 

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