Notícias
LEONEL MOURA APRESENTA UM PROJETO DE ARTE PARA O ESPAÇO
Depois da arte robótica o artista Leonel Moura propõe, numa incursão sideral, a criação de um “cometa artificial” que possa ser visto à noite em qualquer parte do planeta. Este cometa é na realidade um satélite que arrasta uma enorme tela de um material refletor extremamente fino e leve.
Espaço do Robotarium | LxFactory
Rua Rodrigues Faria, 103
1300-501 Lisboa
Depois da arte robótica o artista Leonel Moura propõe, numa incursão sideral, a criação de um “cometa artificial” que possa ser visto à noite em qualquer parte do planeta. Este cometa é na realidade um satélite que arrasta uma enorme tela de um material refletor extremamente fino e leve. O artista deu-lhe o nome de Cometa Madiba, num tributo a Nelson Mandela que, tal como uma cometa, inspirou a vida de milhões de pessoas à volta do globo.
O Cometa Madiba é um novo tipo de arte que combina a criatividade artística com a ciência e sobretudo com a exploração espacial. Leonel Moura considera que o espaço é um campo ainda inexplorado pela arte que não pode ser deixado exclusivamente à ação das empresas e da agenda militar.
Na inauguração será ainda apresentada a SA2 (Space Art Association) uma organização criada por Leonel Moura e Emanuel Pimenta que pretende contribuir para o desenvolvimento da arte espacial.