"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CONCURSO NACIONAL DE TEATRO JÁ COMEÇOU NA PÓVOA DE LANHOSO

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, assistiu ao arranque da X edição do Concurso Nacional de Teatro, no Theatro Club. O público compareceu em número considerável para assistir à primeira produção a subir ao palco, prova do prestígio que o evento já alcançou.


O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, assistiu ao arranque da X edição do Concurso Nacional de Teatro, no Theatro Club. O público compareceu em número considerável para assistir à primeira produção a subir ao palco, prova do prestígio que o evento já alcançou. 

O certame iniciou com a apresentação da peça “A Promessa” de Bernardo Santareno pelo Grupo Mérito Dramático Avintense de Vila Nova de Gaia, na passada sexta-feira, dia 31 de janeiro. “Durante algumas semanas, vamos ter aqui o que de melhor se faz no país a nível de teatro amador. A Póvoa de Lanhoso já nos tem habituado a isso. Este evento tem melhorado de ano para ano. A expectativa é também de que este ano supere o ano passado. Mas se não superar que seja igual. A Póvoa de Lanhoso é hoje uma referência a nível nacional do melhor que se faz no teatro amador”, referiu o autarca Povoense, Manuel Baptista.

Nove grupos de todo o país participam no certame, que contribui não só para divulgar a arte de Talma, mas também para atrair visitantes e turistas ao nosso concelho, o que anima a restauração e alojamento. “Todas as companhias trazem a sua plateia, os seus familiares. É também uma forma de movimentar o comércio e de dar a conhecer o que de melhor temos aqui no concelho”, considerou ainda Manuel Baptista. “Mas não é só isso, é que a Póvoa de Lanhoso também começa a ser palco e daquilo que de melhor se faz no país ao nível do teatro. Começa a ser uma referência no panorama do teatro amador a nível nacional. E hoje temos condições para bem receber e para dar a conhecer o melhor que temos no concelho”, referiu ainda.

No fim-de-semana de abertura, atuou ainda, no sábado, dia 1 de fevereiro, o Teatro Nova Morada de Oeiras, apresentando “Crimes Exemplares” de Max Aub.

No segundo fim-de-semana de Concurso, sobe ao palco, a 7 de Fevereiro, “Prometo, não volta a acontecer” de Jorge Geraldo pela Contacto – Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar. No dia seguinte, a 8 de Fevereiro, é a vez de “O Morgado de Fafe em Lisboa” de Camilo Castelo Branco pelo GETAS – Centro Cultural do Sardoal. 

A organização deste concurso pertence à Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, à Federação Portuguesa de Teatro e à Fundação INATEL. O evento termina no dia 1 de março, dia em que é esperada a presença do consagrado ator Ruy de Carvalho, na cerimónia de encerramento, para entregar o prémio com o seu próprio nome à Melhor Produção. 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,350,234