"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

DASHIELL HAMMETT REGRESSA AOS ESCAPARATES

Fundador da literatura policial moderna, Dashiell Hammett foi autor de inúmeros contos e novelas, mas de apenas cinco romances. Dois deles, A Maldição dos Dain e O Homem Sombra, serão publicados a 31 de janeiro pela Porto Editora.

Porto Editora publica novas edições de A Maldição dos Dain e O Homem Sombra

Fundador da literatura policial moderna, Dashiell Hammett foi autor de inúmeros contos e novelas, mas de apenas cinco romances. Dois deles, A Maldição dos Dain e O Homem Sombra, serão publicados a 31 de janeiro pela Porto Editora.

Dashiell Hammett foi um dos grandes escritores do século XX e a sua obra marcou um ponto de viragem no género, com histórias de grande realismo, crueza e uma clara crítica social, que vieram depois a inspirar outros mestres do policial, como Raymond Chandler. Nos seus romances, encontramos detetives fora do comum, imunes a pressões sociais, que se movem apenas pelo seu próprio código moral.

A MALDIÇÃO DOS DAIN

Publicado originalmente em 1929, A Maldição dos Dain coloca em cena o detetive privado da agência Continental, nunca tratado pelo seu nome, sempre por Continental Op, nascido num conto da revista Black Mask de 1923 e reaparecido no romance Colheita Sangrenta.

Gabrielle Dain Leggett é uma jovem, bela e rica herdeira, devota da morfina e de cultos religiosos. À sua volta parece existir uma maldição que assassina violentamente os que a cercam. Trata-se de uma maldição familiar ou de facto de algo muito mais humano e perigoso? Obra-prima do suspense, A Maldição dos Dain é um dos casos mais bizarros de Continental Op, um detetive frio e duro, imune às manipulações mas capaz de gestos generosos e salvadores.

O HOMEM SOMBRA

Publicado originalmente em folhetins em 1934, O Homem Sombra é o último romance de Dashiell Hammett, e a passagem ao cinema e à televisão, com enorme êxito, desta história e das suas sequelas tornará famoso o casal de investigadores Nick e Nora Charles.

Uma secretária é assassinada e o suspeito é o seu patrão, famoso e rico investigador científico e antigo cliente de Nick, que desaparece. Uma intricada teia de mentiras, traições e assassínios vai envolver Nick, um famoso detetive particular de origem grega, agora homem de negócios e algo alcoólico, que aceita uma investigação na qual os personagens marcantes são mulheres: belas, vingativas, manipuladoras. Mas a ironia e o humor acompanham também esta intriga em que Hammett mantém o mistério e o suspense sempre presentes, com a escrita seca, precisa e realista que o tornou um dos grandes mestres do romance policial moderno.

PRIMEIRAS PÁGINAS
A Maldição dos Dain
: páginas disponíveis aqui
O Homem Sombra
: páginas disponíveis aqui

O AUTOR
Dashiell Hammett (1894-1961) foi um dos grandes fundadores do romance policial, criador de uma linhagem que inclui todos os grandes nomes modernos do género. Cresceu nas ruas de Filadélfia e foi detetive privado da agência Pinkerton aos 19 anos. Combateu nas duas guerras mundiais. Foi um destacado ativista político duramente perseguido pelo macartismo.

IMPRENSA

Hammett escreveu cenas que parecem nunca ter sido escritas antes.
Raymond Chandler

Não apenas o primeiro autor de policiais da linha dura, mas também o melhor.
The Times

Título: A Maldição dos Dain
Autor: Dashiell Hammett
Tradutor: Dora Reis
Págs.: 256
PVP: 15,50 €

Título: O Homem Sombra
Autor: Dashiell Hammett
Tradutor: Susana Silva
Págs.: 248
PVP: 15,50 €


 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,904,035