Notícias
BIBLIOTECA DE SINES LÊ HISTÓRIAS A MUNÍCIPES DE TODAS AS IDADES
A Biblioteca Municipal de Sines prossegue em 2014 a sua oferta de narração oral para públicos do concelho desde o pré-escolar até à população idosa.
A Biblioteca Municipal de Sines prossegue em 2014 a sua oferta de narração oral para públicos do concelho desde o pré-escolar até à população idosa.
Os mais jovens destinatários das sessões de contos são as crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo, que mediante marcação das suas turmas, podem ouvir histórias por técnicos da Biblioteca numa sala do equipamento preparada para o efeito. Este programa, designado “Hora do Conto”, apresenta novas histórias desde 20 de janeiro: para o pré-escolar, “Obax”, de André Neves, sobre culturas de povos africanos; para o 1.º ciclo, “A Grande Fábrica de Palavras”, de Agnès de Lestrade e Valéria Docampo, a história de um país onde as pessoas quase não falam. Dia 22 de fevereiro, às 16h00, realiza-se uma sessão especial para famílias.
O programa “Conta-me histórias… daquilo que eu não li” tem como destinatárias as turmas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, com sessões de contos realizadas nos estabelecimentos de ensino. A partir de 27 de janeiro, a nova história levada às escolas é “O Caderno do Avô Heinrich”, de Conceição Dinis Tomé, vencedora do Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2012, na categoria Literatura Juvenil. A escolha da história coincide com a passagem de mais um Dia em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro) e com a mostra “Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal", patente na Biblioteca Municipal de Sines até 15 de fevereiro.
O terceiro programa regular de narração oral promovido pela Biblioteca Municipal de Sines designa-se “Avós as Letras” e tem como destinatários os frequentadores dos quatro espaços seniores municipais em Sines e Porto Covo e do centro de dia da Santa Casa da Misericórdia de Sines. Este projeto solidário, assente na partilha do livro e da leitura, leva contos em voz alta à população idosa do concelho em cinco sessões mensais repartidas pelos cinco equipamentos.