"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CARLOS ÁVILA HOMENAGEIA "EM CASA" RAFAEL CARVALHO

Palavras de reconhecimento e de homenagem ao percurso profissional e à pessoa de Rafael Carvalho foram as principais considerações tecidas, pelo Presidente da Câmara da Povoação, no lançamento do livro “Método para a Viloa da Terra - Iniciação”.


Palavras de reconhecimento e de homenagem ao percurso profissional e à pessoa de Rafael Carvalho foram as principais considerações tecidas, ontem à noite, pelo Presidente da Câmara da Povoação, no lançamento do livro “Método para a Viloa da Terra - Iniciação”. “Tens sempre um sorriso que caracteriza a humildade dos que são grandes. Ao longo da tua vida foste investigando e divulgando o conhecimento que ias adquirindo de tal forma que as pessoas reconhecem o teu trabalho, o que nos dá um enorme orgulho porque és um homem do concelho que é reconhecido nos Açores, mas também a nível nacional e internacional”, sublinhou. 

No acontecimento que encheu o Salão Nobre da Junta de Freguesia da Ribeira Quente, Carlos Ávila prestou tributo ao músico, compositor e professor Rafael Carvalho, filho da terra, que tem divulgado a Viola da Terra, preservando a tradição e explorando novas sonoridades. “A Viola da Terra de há anos não é a Viola da Terra de hoje, contigo, porque foste investigando e, como tens alma de artista, foste descobrindo outros sons e isso é arte. Para além de seres um formador do Conservatório, tu és a pessoa que melhor sabe, trabalha, ensina e divulga a Viola da Terra. Tu transmites a linguagem científica de uma forma que toda a gente percebe. Sei que o teu caminho será sempre ascendente”, frisou o autarca.

Depois de Ponta Delgada surgiu o lançamento na Ribeira Quente. Rafael Carvalho refere que todos os seus trabalhos têm de passar sempre pela terra Natal. “Foi cá que cresci com a Viola da Terra na mão, no grupo folclórico, no grupo do Menino Jesus, no grupo de Violas da Ribeira Quente e claro que todos os trabalhos têm de ser apresentados na Ribeira Quente. Para mim é sempre uma grande honra vir aqui”, referiu.

Apesar de ser um livro técnico, que à partida teria baixo interesse comercial, o certo que é Rafael Carvalho está muito animado com os índices de procura. “ Há muita gente interessada na ilha de São Miguel, mas também já tenho enviado para outras escolas dos Açores e principalmente para a comunidade emigrante dos Estados Unidos e ainda para o continente português, não só para tocadores de outras violas de arame portuguesas, mas igualmente para investigadores. Portanto, até ao momento tem corrido bem e esperemos que assim continue e que esgote para podermos trabalhar no segundo”.

“Método para a Viola da Terra – Iniciação” é a primeira obra do género a surgir no mercado para principiantes, com a grande vantagem dos ensinamentos estarem disponíveis, passo-a-passo, no Youtube.

No horizonte de Rafael está o prosseguimento deste trabalho com novas publicações do 1º ao 5º grau e ainda um novo CD que terá um fio condutor que ainda vem do CD “Origens”, mas que terá também, segundo o autor, novos instrumentos de percussão a acompanhar a Viola da Terra.

Quando olha para trás, Rafael Carvalho garante nunca ter sonhado alcançar o que já conseguiu. “Quando o senhor Carlos Quental veio dar aulas, para a Ribeira Quente, a única coisa que eu queria era solar no grupo folclórico, depois, de já tocar no grupo, o que eu queria era tocar como o senhor Quental. Sonhava um dia poder lançar um CD e tocar no Teatro Micaelense ou no Coliseu, mas nunca pensei que viesse a concretizar-se. Felizmente estou rodeado de pessoas que me querem bem, os meus familiares que são as pessoas que me impulsionam e também sofrem pela minha ausência quando estou envolvido nestes projetos. Tenho tido a sorte de ter muita gente boa a trabalhar comigo, muitos bons profissionais. A gente cresce a trabalhar com pessoas dessas”, concluiu.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,349,687