Notícias
AGÊNCIA DA CURTA METRAGEM NO FESTIVAL DE CLERMONT-FERRAND
A Agência da Curta Metragem estará novamente presente na próxima edição do maior e mais importante festival europeu dedicado à curta-metragem, o Festival de Clermont-Ferrand, que terá lugar entre 31 de janeiro e 8 de fevereiro em França.
A Agência da Curta Metragem estará novamente presente na próxima edição do maior e mais importante festival europeu dedicado à curta-metragem, o Festival de Clermont-Ferrand, que terá lugar entre 31 de janeiro e 8 de fevereiro em França.
A presença da Agência em Clermont-Ferrand vai, uma vez mais, assegurar a divulgação das curtas portuguesas através de um conjunto de atividades a desenvolver no 29º Mercado da Curta-Metragem que decorre durante o festival: a instalação de um stand promocional, a distribuição de um catálogo com informação sobre os filmes portugueses produzidos destinado a distribuidores, televisões e festivais, e um trabalho diário de promoção e divulgação da cinematografia nacional junto dos profissionais presentes.
A mediatização do evento e a presença de cerca de 3300 profissionais do cinema de todo o mundo fazem do Mercado da Curta-Metragem de Clermont-Ferrand um espaço privilegiado, e de extrema importância, na promoção e divulgação do cinema português.
A participação da Agência da Curta Metragem na 36º edição do Festival é apoiada pelo Instituto do Cinema e Audiovisual, o Instituto Camões, a Embaixada de Portugal em Paris e a Niepoort.
A Agência da Curta Metragem foi criada pela Curtas Metragens CRL, entidade que realiza o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, assumindo um papel de relevo na projeção internacional das curtas-metragens portuguesas, quer através de ações de promoção em eventos e festivais de cinema, quer através da organização de iniciativas e programas especiais retrospectivos.
Panorama
Filmes Portugueses Selecionados
Dos 6500 filmes de todo o mundo a concurso, apenas duas curtas-metragens portuguesas foram selecionadas para a competição do festival francês.
O documentário "RHOMA ACANS", da estudante da Escola Superior de Teatro e Cinema Leonor Teles, foi escolhido para a Competição Internacional deste certame. No filme, que "questiona o que é a família e a tradição", a realizadora "analisa a história da sua família e a sua relação com o peso da tradição cigana a que outrora pertenceu". A curta-metragem foi a vencedora do último Curtas Vila do Conde na categoria Take One!. Esta secção competitiva do festival, reservada aos filmes de escola, tem sido, nas várias edições do Festival, um espaço de revelação e de promoção de novos talentos e uma oportunidade única para a formação das novas gerações de cineastas.
A ficção portuguesa "PANORAMA", de Francisco Ferreira, produzida no âmbito do projeto Ruptura Silenciosa, foi selecionada para a competição Labo do Festival.
No programa especial Ways to Escape, será também exibida a curta-metragem "LONGE DO ÉDEN", de Carlos Amaral, um filme produzido no âmbito da capital da cultura Guimarães 2012.
Paralelamente, terá lugar o Euro Connection, um fórum de co-produção de curtas-metragens que acontece todos os anos durante o Mercado da Curta Metragem. Leonor Noivo foi a realizadora selecionada para representar Portugal nesta edição com o projeto "NOITE, MADRUGADA (ABISMO)". Neste fórum são promovidas apresentações e encontros entre produtores, instituições de financiamento e canais de televisão, com o intuito de fomentar a co-produção entre países europeus, no domínio da curta-metragem. Como é habitual, os projetos portugueses foram avaliados pelos festivais associados ao Euro Connection em Portugal: o Curtas Vila do Conde e o IndieLisboa.
Informações:
http://www.curtas.pt/