Notícias
NOTÍCIAS DO MUSEU NACIONAL DO AZULEJO
Reabertura ao público da Sala dedicada à azulejaria dos séculos XV e XVI e Prémio APOM 2013 na categoria de Melhor Catálogo.
Reabertura ao público da Sala dedicada à azulejaria dos séculos XV e XVI
Após trabalhos de renovação, conservação e restauro abriu, com nova apresentação museográfica, a sala dedicada à azulejaria do século XVI.
Os vários núcleos expositivos mostram desde os pavimentos cerâmicos do século XV até à azulejaria europeia na “nova” técnica da faiança, da segunda metade do século XVI, passando por inúmeros exemplares com motivos islâmicos, góticos e renascentistas.
Algumas das peças agora apresentadas são novidades que resultaram do trabalho de inventariação levado a cabo pelo projeto “Devolver ao Olhar”.
As técnicas utilizadas na realização destes azulejos são também explicadas em três vitrinas.
Catálogo da exposição “Um Gosto Português. O Uso do Azulejo no Século XVII” premiado pela Associação Portuguesa de Museologia
O catálogo da exposição temporária “Um Gosto Português. O Uso do Azulejo no Século XVII”, que esteve patente no MNAz de 3 de julho de 2012 a 30 de dezembro de 2012, foi distinguido com o Prémio APOM 2013 na categoria de Melhor Catálogo (ex-aequo com o catálogo “Tesouros do Museu da Marinha”).