"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MUSEU DE LAMEGO INICIA RESTAURO DA CAPELA DE S. JOÃO EVANGELISTA

Arrancaram os trabalhos de conservação e restauro do retábulo da Capela de S. João Evangelista, proveniente do extinto Convento das Chagas de Lamego. À guarda do Museu de Lamego desde 1919, esta é uma oportunidade de recuperar os cerca de vinte e oito metros quadrados que a compõem e a que se juntam 19 esculturas que preenchem a quase totalidade dos seus nichos.


Arrancaram os trabalhos de conservação e restauro do retábulo da Capela de S. João Evangelista, proveniente do extinto Convento das Chagas de Lamego. À guarda do Museu de Lamego desde 1919, esta é uma oportunidade de recuperar os cerca de vinte e oito metros quadrados que a compõem e a que se juntam 19 esculturas que preenchem a quase totalidade dos seus nichos.

Datada do séc. XVII, mas profundamente alterada na primeira metade da centúria seguinte, o retábulo conhece agora uma nova fase ao fim de cerca de quatrocentos anos de existência.

Apresentando evidências claras de degradação, os trabalhos de conservação e restauro preveem a recuperação de todo este espólio, através do desmonte integral da estrutura.

Uma das fases mais delicadas do trabalho é, em primeiro lugar, o desmonte integral do teto em caixotão. A debilidade das pinturas, que apresentam sinais de destacamento da policromia, e a importância de perceber o que está por trás da estrutura, tornam esta fase imperativa.

Com o processo já a decorrer, são já algumas as surpresas que têm levado a “Detalhe, Lda.”, empresa responsável pelos trabalhos, a alterar procedimentos, já que o restauro é um processo de descoberta e adaptação contínuas.

Dividida entre o atelier e as salas do Museu de Lamego, a equipa tem trabalhado ao vivo, promovendo a sensibilização do público para a importância da preservação do património.
Avaliado nos finais do século XIX em 320$00 réis, este retábulo era o maior e o mais valioso de todos que existiam no claustro de um convento que chegou a ser considerado um dos mais importantes e opulentos do norte de Portugal. No entanto, a extinção das ordens religiosas em 1834 acabou por votar o espaço a um fim lento e anunciado, consumado com a morte da última clarissa em 1906.

Este retábulo, juntamente com os retábulos de São João Batista, de Nossa Senhora da Penha de França e de Jesus, Maria e José, foi trasladado para o Museu de Lamego (1919) a instâncias do primeiro Diretor do Museu, João Amaral.

Os trabalhos de conservação e restauro do retábulo da Capela de S. João Evangelista podem ser acompanhados em www.museudelamego.pt ou em www.facebook.com/museu.de.lamego.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Lusitânia Comedy Club

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Lusitânia Comedy Club". Uma viagem hilariante pela História de Portugal, onde o passado nunca foi tão irreverente.

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "SIGA A BANDA!"

Em parceria com a Alambique Filmes, temos o prazer de oferecer convites duplos para a antestreia desta inteligente, comovente e divertida comédia francesa, que terá lugar no próximo dia 11 de março (terça-feira), em Gaia e Lisboa. Participe e... boa sorte!

Visitas
104,029,564