"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

HISTÓRIA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL REVISITADA EM LIVRO

A obra, da autoria de Amadeu Gonçalves, foi apresentada na sessão de abertura do VI Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares, que decorreu na passada sexta feira, dia 6 de dezembro.


Obra evocativa do centenário da instituição foi apresentada na passada sexta feira

“Uma incursão pelos diversos momentos que marcaram, distinguiram e afirmaram a Biblioteca Municipal no panorama local e nacional”. Foi desta forma que o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, se referiu ao livro evocativo dos cem anos de história da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco intitulado “Cem (e mais aguns) anos de Livros”. A obra, da autoria de Amadeu Gonçalves, foi apresentada na sessão de abertura do VI Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares, que decorreu na passada sexta feira, dia 6 de dezembro.

“Este foi o processo encontrado para homenagear a história deste ilustre equipamento cultural do nosso concellho”, acrescentou o autarca famalicense. Um livro “pensado com o intuito de reconhecer e valorizar a intervenção de todos os que por ela se envolveram, desde a sua génese até aos dias de hoje”.

A apresentação da obra esteve a cargo de Henrique Barreto Nunes, um nome incontornável na área da biblioteconomia, que destacou “o papel inovador e pioneiro, em termos de leitura pública, que a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco desempenhou, e que a tornou num modelo que muitos procuraram seguir”.

O bibliotecário reconheceu ainda que “poucos municípios portugueses se poderão orgulhar de possuir uma biblioteca centenária sempre aberta ao público”, realçando ainda a aposta cultural do Município e todas as atividades desenvolvidas pela Câmara Municipal de promoção à leitura.

O livro tem a chancela das Edições Húmus e encontra-se disponível para venda na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, pelo preço de 24 euros.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,351,321