Notícias
HISTÓRIA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL REVISITADA EM LIVRO
A obra, da autoria de Amadeu Gonçalves, foi apresentada na sessão de abertura do VI Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares, que decorreu na passada sexta feira, dia 6 de dezembro.
Obra evocativa do centenário da instituição foi apresentada na passada sexta feira
“Uma incursão pelos diversos momentos que marcaram, distinguiram e afirmaram a Biblioteca Municipal no panorama local e nacional”. Foi desta forma que o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, se referiu ao livro evocativo dos cem anos de história da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco intitulado “Cem (e mais aguns) anos de Livros”. A obra, da autoria de Amadeu Gonçalves, foi apresentada na sessão de abertura do VI Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares, que decorreu na passada sexta feira, dia 6 de dezembro.
“Este foi o processo encontrado para homenagear a história deste ilustre equipamento cultural do nosso concellho”, acrescentou o autarca famalicense. Um livro “pensado com o intuito de reconhecer e valorizar a intervenção de todos os que por ela se envolveram, desde a sua génese até aos dias de hoje”.
A apresentação da obra esteve a cargo de Henrique Barreto Nunes, um nome incontornável na área da biblioteconomia, que destacou “o papel inovador e pioneiro, em termos de leitura pública, que a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco desempenhou, e que a tornou num modelo que muitos procuraram seguir”.
O bibliotecário reconheceu ainda que “poucos municípios portugueses se poderão orgulhar de possuir uma biblioteca centenária sempre aberta ao público”, realçando ainda a aposta cultural do Município e todas as atividades desenvolvidas pela Câmara Municipal de promoção à leitura.
O livro tem a chancela das Edições Húmus e encontra-se disponível para venda na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, pelo preço de 24 euros.