Notícias
21 DE DEZEMBRO :: O DIA MAIS CURTO
No dia 21 de dezembro de 2013 chega a Portugal, pela primeira vez, O DIA MAIS CURTO, a grande festa mundial da curta-metragem. O evento, que nasceu em França em 2011, vai ser celebrado, em simultâneo, em mais de 40 países de todo o Mundo.
A grande festa da curta-metragem, pela primeira vez em Portugal
No dia 21 de dezembro de 2013 chega a Portugal, pela primeira vez, O DIA MAIS CURTO, a grande festa mundial da curta-metragem. O evento, que nasceu em França em 2011, vai ser celebrado, em simultâneo, em mais de 40 países de todo o Mundo.
O dia mais curto do ano, no solstício de inverno, inspirou a ideia de promover curtas-metragens para uma audiência local, incentivando sessões públicas em diversos espaços, de forma a aumentar os admiradores do formato e o acesso à cultura.
O DIA MAIS CURTO é uma iniciativa desenvolvida em Portugal pela Agência da Curta Metragem, entidade que assume um papel de extrema importância na projeção internacional das curtas-metragens portuguesas.
Durante todo o dia de 21 de dezembro, estão programadas quatro sessões que dão a conhecer um grande número de cineastas e as suas obras. “This is not a Funny Program”, o programa preparado pelo organismo europeu Short Circuit,tem como mote o humor e apresenta um conjunto de divertidas curtas-metragens com visões hilariantes sobre a comédia europeia. Trata-se de um programa transversal a todos os países aderentes à iniciativa.
Preparadas pela Agência da Curta Metragem, as sessões “Curtas Portuguesas 1” e “Curtas Portuguesas 2” exibem uma seleção das melhores curtas-metragens nacionais dos últimos anos, refletindo a qualidade do cinema português. Citam-se a título de exemplo as curtas de Regina Pessoa, João Nicolau e José Miguel Ribeiro. A pensar nos mais novos, a sessão “Curtinhas” apresenta um conjunto de curtas-metragens de animação que promete agradar a miúdos e graúdos, numa seleção dos melhores filmes desta seção competitiva do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema.
Associando-se ao evento, a UCI El Corte Inglés Lisboa e a UCI Arrábida 20 vão exibir, durante todo o dia, várias sessões dos programas referidos.
Para além destes locais, 22 localidades têm já confirmada a adesão: Albufeira, Barcelos, Braga, Cascais, Coimbra, Constância, Figueira da Foz, Faro, Funchal, Guimarães, Leiria, Lisboa, Matosinhos, Porto, Redondo, Santo Tirso, Sardoal, Senhora da Hora, Tavira, Vila do Conde, Viseu e Vila Nova de Gaia. A lista de cidades por onde vai passar O DIA MAIS CURTO ainda não está fechada em definitivo, estando a Agência da Curta Metragem recetiva a novas adesões.
O DIA MAIS CURTO começa à meia-noite com a realização de duas festas de apresentação, no Passos Manuel, no Porto, e no CAAA - Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, em Guimarães, que vão contar com a animação de DJs e a exibição de programas especiais, com uma seleção best of dos filmes a apresentar, durante o dia, em todo o país.
Site oficial :: http://odiamaiscurto.curtas.pt