"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MUSIQUIM LEVA SAMUEL ÚRIA À RUA

Samuel Úria aceitou o convite do projeto Musiquim que desafiou o músico a, depois do seu concerto, tocar na rua sem qualquer aviso ou preparação.


Samuel Úria não é estranho a Viseu. O cantautor que tem ganho destaque pela sua música singular, já intitulada de "blues do Delta do Dão", passou os seus anos de faculdade por lá. Quase mais de uma década depois, o cantautor regressou e, pelo meio, aceitou o convite do projeto Musiquim que desafiou o músico a, depois do seu concerto, tocar na rua sem qualquer aviso ou preparação. Música a cru.

O Musiquim é isso. Projeto descomplicado que ao longo dos últimos três anos já filmou mais de quarenta bandas com o intuito de divulgar não apenas a música, mas também a cidade e os seus recantos. Fê-lo com bandas de maior visibilidade nacional, como The Gift, Camané ou Dead Combo, mas também com outros artistas igualmente talentosos como os Birds Are Indie, Homem ao Mar ou Minta & The Brook Trout. Já ocupou a rua, esteve em escadarias e bancos de jardim, mas também já subiu a árvores, invadiu um consultório de dentista e uma sapataria.

Com Samuel Úria os planos passavam por ocupar uma pista de gelo, mas o entardecer da hora fechou o centro comercial e gorada essa possibilidade a alternativa estava na rua. O frio poderá ter arrepiado, mas não impediu que as gravações se fizessem num beco perto da estrada. Foi talvez num sítio sem grande glamour ou beleza que as duas cantigas de Samuel Úria se puderam ouvir. Nas gravações recentemente publicadas na página do Musiquim (www.musiquim.com), pode escutar-se a essência do músico e ver um espaço sem nada de especial ganhar uma nova vida.

O Musiquim é porventura uma forma de conhecer a música portuguesa na sua forma mais pura, despida de grandes acessórios, ensaios ou máscaras. A rudeza das filmagens, os enganos, o ritual de afinar o instrumento, a troca de palavras e outros pormenores tornam estes vídeos num objeto único.

> Vídeo da música "Para Ninguém", Samuel Úria.
> Sobre estas gravações.
> Musiquim.

15 ÁLBUNS PARA OFERECER

Para celebrar o Natal que se aproxima, o Musiquim está a oferecer 15 álbuns de algumas das bandas que já passaram naquele projeto e não só. Grutera, a Jigsaw, Gobi Bear, Érica Buettner, Camané, Capitão Capitão, Minta & The Brook Trout, La Macchina Volante, Vitorino Voador, Mónica Ferraz, João Berhan, Tiger Picnic, Tape Junk e Flume são os nomes das bandas que se podem levar para casa. Basta ver como em www.facebook.com/musiquim

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,354,993