"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"CALCULADORA DA VISITA A SINTRA"

A Parques de Sintra tem agora disponível uma ‘Calculadora da visita a Sintra’, que permite o planeamento da viagem com o mínimo de emissões de carbono. A aplicação encontra-se disponível online e em quiosques distribuídos pelos diversos polos sob gestão da empresa, integrando-se nas campanhas de sensibilização do projeto BIO+Sintra (cofinanciado pela Comissão Europeia).


A Parques de Sintra tem agora disponível uma ‘Calculadora da visita a Sintra’, que permite o planeamento da viagem com o mínimo de emissões de carbono. A aplicação encontra-se disponível online e em quiosques distribuídos pelos diversos polos sob gestão da empresa, integrando-se nas campanhas de sensibilização do projeto BIO+Sintra (cofinanciado pela Comissão Europeia).

A ferramenta permite calcular a pegada de carbono da visita, tendo em conta o ponto de origem, os monumentos que se pretende visitar e os meios de transporte que se planeia usar. Permite também sensibilizar os visitantes para adotarem comportamentos amigos do ambiente. No final do cálculo, são dadas sugestões sobre a melhor forma de fazer uma visita sustentável à Paisagem Cultural de Sintra, com informações sobre os vários percursos para chegar aos Parques e Monumentos geridos pela Parques de Sintra, e convida os visitantes a adotar medidas compensatórias para contrabalançar o valor obtido.

A calculadora está disponível em http://biomaissintra.parquesdesintra.pt/CalcViagem/ e em quiosques do projeto BIO+Sintra na Casa de Chá do Parque de Monserrate, no espaço Info Parques de Sintra e em vários locais do Parque da Pena (Loja do Parque, Loja do Palácio, Casa do Pombal, Casa dos Lagos e Casa do Guarda do Chalet da Condessa d’Edla). Brevemente será igualmente instalada no Palácio de Monserrate (sala da exposição de fotografia do BIO+Sintra), na Loja do Convento dos Capuchos e no Palácio de Sintra.

Sobre o BIO+Sintra
O projeto “BIO+SINTRA - Redução da pegada de carbono, uma contribuição para valorizar a biodiversidade em Sintra” tem como objetivo a implementação de uma experiência piloto na Paisagem Cultural de Sintra, que possa ser reprodutível noutros locais, e que resulte em mudanças de atitudes com vista à redução das emissões de carbono nas atividades do dia a dia. As ações desenvolvidas no âmbito do projeto centrar-se-ão na área tutelada pela Parques de Sintra – Monte da Lua, que consiste em 40% da área listada pela UNESCO como Património da Humanidade, o correspondente a aproximadamente 900 hectares.
A Paisagem Cultural de Sintra é Património da Humanidade e foi a primeira paisagem cultural listada na Europa pela UNESCO, em 1995. Está integrada no Parque Natural de Sintra-Cascais e na Rede Natura 2000 e é um ecossistema privilegiado que compreende valores naturais e culturais classificados como prioritários para a conservação.

Sobre a Parques de Sintra - Monte da Lua
A Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. A sua criação teve como objetivo reunir as instituições com responsabilidade na salvaguarda e valorização da Paisagem Cultural de Sintra, e o Estado Português entregou-lhe a gestão das suas principais propriedades na zona. Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do património que gere são asseguradas pelas receitas de bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços para eventos. Em 2012, os valores naturais e culturais que a PSML gere (Parque e Palácio da Pena, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate e Convento dos Capuchos) receberam aproximadamente um 1.138.000 visitas, mais de 90% das quais por parte de estrangeiros. Desde setembro de 2012 é também responsável pelos Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, bem como pela Escola Portuguesa de Arte Equestre, sediada em Queluz. São acionistas da PSML o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, a Direção Geral do Tesouro e Finanças (que representa o Estado), o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.
www.parquesdesintra.pt ou www.facebook.com/parquesdesintra

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,355,096