Notícias
VALE DO VAROSA NO PRIMEIRO NÚMERO DA REVISTA PATRIMÓNIO
O “Projeto Vale do Varosa” integra com três artigos a primeira edição da “RP – Revista Património”, lançada em novembro pela Direção Geral do Património Cultural (DGPC).
O “Projeto Vale do Varosa” integra com três artigos a primeira edição da “RP – Revista Património”, lançada em novembro pela Direção Geral do Património Cultural (DGPC). “Vale do Varosa, território histórico: um projeto”, “(Re)Visitar o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas: a instalação de um núcleo museológico na ala nascente” e “Mosteiro de Santa Maria de Salzedas: Núcleo museológico” são os títulos que ao longo de cerca de vinte páginas oferecem uma leitura sobre o património da região do Varosa.
Assinado pelo coordenador do “Vale do Varosa”, o primeiro artigo reflete a orientação do projeto, que nasceu em 2009, com o objetivo de instalar na região, uma rede de estruturas e soluções segundo o conceito de «território histórico», otimizando investimentos e potenciando “um desenvolvimento turístico de conjunto em articulação com o Douro Património da Humanidade, tendo como núcleo monumental de destaque o Mosteiro de São João de Tarouca, Mosteiro de Santa Maria de Salzedas e Convento de Santo António de Ferreirim”.
Desde 2009, o projeto “Vale do Varosa” já tornou possível completar a recuperação da igreja do Mosteiro de São João de Tarouca, encontrando-se também concluída a musealização da área escavada arqueologicamente entre abril de 1998 e novembro de 2007, cuja apresentação pública decorreu no passado dia 9 de novembro.
De maior envergadura, a intervenção no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, iniciada em agosto de 2010, permitiu já a sua abertura ao público, a 26 de outubro de 2011, possibilitando a criação de um núcleo museológico interpretativo do espaço.
É precisamente este tema que ocupa os restantes artigos, onde, por um lado, o arquiteto Gabriel Andrade faz um percurso pelas opções de recuperação do espaço e, por outro, o coordenador do projeto, Luís Sebastian, faz um percurso pelo projeto museológico que deu origem à exposição “Fragmentos: Expressões de arte religiosa do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas”, mostra onde se evidenciam as pinturas de Vasco Fernandes (Grão Vasco), Bento Coelho da Silveira e Pascoal Parente.
Os três artigos acabam por se complementar e permitem um olhar global sobre um projeto que já no próximo ano permitirá a abertura em pleno do Mosteiro de S. João de Tarouca e do Convento de Santo António de Ferreirim.
A “Revista Património” resulta de uma parceria entre a DGPC e a Imprensa Nacional Casa da Moeda.