"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"UMA DEMISSÃO COMO SINTOMA"

A rede de programação cultural e de produção artística 5 SENTIDOS vem publicamente lamentar e repudiar o despedimento sumário de Américo Rodrigues da Direção do Teatro Municipal da Guarda, anunciado no passado dia 14 de novembro.


A rede de programação cultural e de produção artística 5 SENTIDOS vem publicamente lamentar e repudiar o despedimento sumário de Américo Rodrigues da Direção do Teatro Municipal da Guarda, anunciado no passado dia 14 de novembro.

Durante os últimos 4 anos, os membros fundadores desta rede puderam testemunhar, partilhar e aprender com o sentido crítico, a independência de espírito e com o talento criativo de Américo Rodrigues. Por este motivo, bem como pela sua contribuição única para o desenvolvimento cultural da região da Guarda, o Ministério da Cultura lhe atribuiu justamente em 2011 a Medalha de Mérito Cultural.

Quebrar em Portugal as barreiras físicas e sobretudo simbólicas da interioridade, mobilizar, criar e programar, fazendo da Guarda uma centralidade própria, ao arrepio do discurso pequenino da fatalidade provinciana, constitui um legado que ninguém pode hoje pretender dissolver no ar. Américo Rodrigues mostrou ao longo dos anos que este caminho é possível e o seu exemplo é hoje um imperativo que cortou com a cultura conformada do mesmo ou com a arregimentação festivaleira e grandiloquente da coisa cultural que tende ainda a atrair municípios e freguesias um pouco por todo o país.

A demissão de Américo Rodrigues demonstra como é difícil construir em Portugal projetos de continuidade e desperta nos membros fundadores da rede 5 SENTIDOS sérios motivos de preocupação, não apenas relativamente ao futuro da rede, mas também em relação ao futuro imediato da atividade cultural na região da Guarda.

20 de novembro de 2013
Subscrevem este comunicado, em nome individual, programadores e gestores das estruturas que integram em 2013 a rede de programação cultural 5 SENTIDOS:

Mark Deputter, Diretor Artístico, Maria Matos Teatro Municipal 
Salvador Santos, Administrador, Teatro Nacional São João
Nuno Carinhas, Diretor Artístico, Teatro Nacional São João
Tiago Guedes, Diretor Artístico, Teatro Virgínia
José Bastos, Presidente da Direção, Centro Cultural Vila Flor
Paulo Ribeiro, Diretor-geral e de Programação, Teatro Viriato
Fernando Matos Oliveira, Diretor, Teatro Académico de Gil Vicente
Mickael de Oliveira, Diretor-adjunto, Teatro Académico de Gil Vicente
Fátima Alçada, Diretora Artístico, Centro das Artes de Ovar
Alexandre Pascoal, Presidente do Conselho de Administração do Teatro Micaelense

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Seraphina - Uma aventura da cidade para o campo"

A Yellow Star Company apresenta o espetáculo sensorial e musical concebido especificamente para bebés dos 0 aos 4 anos no Auditório Taguspark, em Oeiras, e para a sessão de 7 de dezembro (sábado), às 10h30, temos para oferta 2 packs de família até 3 pessoas cada.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,250,705