Notícias
KIICS :: SEA CITIES
O Knowledge Incubation in Innovation and Creation for Science (KiiCS) é um projeto financiado pela Comissão Europeia, a implementar entre 2012 e 2014, que visa o estabelecimento de uma aliança forte entre a Arte, a Ciência e a Tecnologia.
O Knowledge Incubation in Innovation and Creation for Science (KiiCS) é um projeto financiado pela Comissão Europeia, a implementar entre 2012 e 2014, que visa o estabelecimento de uma aliança forte entre a Arte, a Ciência e a Tecnologia.
Este projeto pretende contribuir para o desenvolvimento da criatividade e do interesse pela ciência entre os mais jovens, e ainda, fomentar o empreendedorismo, colocando os projetos individuais e os cientistas em contacto com o mundo do trabalho. Este contato, por sua vez, vai permitir identificar empresas ou investidores que possam apoiar e mesmo desenvolver as ideias/projetos gerados.
O KiiCs conta com seis vertentes: Urbanauts, Brain Cluster, Bio KiiCS, B-Linked, Fashionable e Sea Cities. A Fundação da Juventude é parceira do projeto, incluindo-se nesta última vertente, Sea Cities.
No Cluster Sea Cities, os jovens são convidados a pensar sobre as possíveis aplicações das ideias de arte e ciência para melhorar a qualidade de vida em ambientes urbanos.
Neste sentido, a Fundação da Juventude está a organizar um concurso de ideias, sob o tema Turismo e Mobilidade. O concurso destina-se a jovens estudantes com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos e a frequentar o ensino secundário preferencialmente, dos cursos profissionais da área de Turismo. Assim, os jovens terão de se reunir em grupo e, com a ajuda de um professor/coordenador, criar uma ideia de negócio que tenha ligação entre a área das ciências e das artes, fazendo referência a área do Turismo e Mobilidade e tendo como tema central a cidade do Porto. Neste momento, está a ser feito o levantamento do número de escolas na área metropolitana do Porto que leciona o curso de Técnico de Turismo e os responsáveis estão a ser contactados para apresentação do projeto e do concurso.
Os seis projetos pré-selecionados vão receber apoio de tutoria e workshops no sentido de continuarem a desenvolvimento da ideia. O prémio para o projeto vencedor é uma viagem ao Parlamentarium (Centro de visitas do Parlamento Europeu) em Bruxelas, com a duração de 3 dias.
No âmbito deste projeto, compete também à Fundação da Juventude organizar, em Portugal, três Workshops:
O primeiro realizou-se a 1 de junho de 2012, integrado no programa da 6ª Mostra Nacional de Ciência, com a temática “A arte e o Design na Robótica e Projetos de Engenharia Criativa”. Este workshop foi liderado pelo reconhecido artista português Leonel Moura, pioneiro da chamada “arte robótica”.
O segundo workshop realizou-se a 31 de maio de 2013, inserido no programa oficial da 7ª Mostra Nacional de Ciência, com o tema “Inovação, Criatividade e Modelos de Negócio”, da responsabilidade de Manuel Laranja.
O terceiro e último workshop irá realizar-se durante a 8ª Mostra de Ciência, em 2014.